Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Prefeitura de Maringá entrega composteiras aos pais de alunos da rede municipal de ensino
MaringáRegião

Prefeitura de Maringá entrega composteiras aos pais de alunos da rede municipal de ensino

Publicado em: 20 de junho de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Na rede municipal de ensino de Maringá, o aprendizado extrapola a sala de aula e envolve as famílias. Além de atividades sobre aproveitamento de resíduos com alunos das escolas municipais, a Prefeitura realiza a formação de pais, responsáveis e servidores das unidades sobre a compostagem doméstica, com a disponibilização de composteiras para que as famílias realizem o processo em casa. Nesta quarta-feira, 18, foram cedidas as primeiras composteiras para os pais e servidores da Escola Municipal Octávio Periotto.

A ação faz parte do projeto ‘Minhoca na Cabeça’, desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Instituto Ambiental de Maringá, e que tem implantado composteiras em unidades escolares para reaproveitamento de resíduos. “Com a conscientização dos alunos sobre a importância do reaproveitamento de resíduos, os pais, responsáveis e até servidores das escolas têm demonstrado interesse em realizar a compostagem em casa. Para isso, cedemos a composteira e fornecemos a capacitação”, disse o secretário de Educação, Fernando Brambilla.

Professora da Escola Municipal Octávio Periotto, Zuleide da Silva Ribeiro Coli foi uma das pessoas que aceitou o desafio e decidiu se tornar um agente da compostagem. Ela mora em uma chácara e encontrou na composteira uma forma de reaproveitar os resíduos gerados. “Com a composteira, terei um espaço para descartar o resíduo orgânico e depois terei adubo para minha horta, já que tenho esse objetivo de fazer uma horta. É algo gratificante, que vai trazer benefícios e que podemos incentivar outras pessoas a fazerem também”, disse. 

A estimativa é que, em média, metade do total de resíduos gerados diariamente por cada pessoa é orgânico. “Com esse projeto, criamos uma rede de compostagem, abrangendo não apenas as escolas participantes e que têm as composteiras em funcionamento, mas também os pais e servidores. Isso permite que o próprio gerador dê destinação adequada aos resíduos, auxiliando na compostagem e na coleta seletiva de resíduos, destinando apenas o rejeito ao aterro sanitário”, afirma o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.

Além da Escola Municipal Octávio Periotto, as composteiras já estão em funcionamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Bárbara Cecily Netto Barros e Zilda Arns e nas escolas municipais Fernão Dias, Silvino Fernandes Dias e Professora Gabriela Mistral. Nesta primeira etapa, o projeto vai impactar mais de 300 crianças. Os pais das unidades escolares com o projeto em funcionamento e que desejam realizar a compostagem em casa podem procurar a diretoria da unidade escolar. As composteiras são cedidas pelo município aos pais e servidores mediante assinatura de um termo de cessão. 

 

A ação faz parte do projeto ‘Minhoca na Cabeça’, desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Instituto Ambiental de Maringá
Pref. de Maringá
Reunião com arbitragem marca o início dos Jogos Escolares em Bandeirantes
Exames detectam cocaína em recém-nascida internada com lesões em Maringá
Maringá é homenageada como ‘Cidade Amiga da Música’ pela participação no ‘Make Music Day’ 2025
Maringá participa de Encontro Nacional Urban95 e reforça compromisso com a primeira infância
Caminhada do Meio-Dia de combate ao feminicídio reúne cerca de 500 pessoas em Maringá
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Prefeitura de Arapongas organiza campanhas de doação de sangue em agosto

sergio
sergio
16 de julho de 2026
Prefeitura de Apucarana firma parceria inédita com Fundação Lemann na educação
4ª Caminhada do Meio-Dia reúne comunidade contra violência de gênero em Apucarana
Caminhada reúne Arapongas no combate ao feminicídio e à violência
Segundo semestre letivo tem início para 13 mil alunos em Apucarana

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?