Início » Prefeitura de Arapongas notifica descarte proibido de lixo em trecho da Estrada da Mantiqueira
Arapongas

Prefeitura de Arapongas notifica descarte proibido de lixo em trecho da Estrada da Mantiqueira

Compartilhe no WhatsApp

Após uma denúncia anônima, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), identificou o responsável por um descarte de lixo em local irregular – em trecho da Estrada da Mantiqueira. No local, foram encontrados restos de móveis, embalagens plásticas, papelão e até medicamentos. Ainda conforme a Seaspma, o mesmo foi notificado e orientado a recolher todo o lixo descartado inadequadamente, além de dar a destinação correta a todo o material – conforme determina a Lei Municipal nº 3.231/2005.

A secretária da pasta, Sandra Mendonça, reforça que a gestão municipal tem feito um trabalho de orientação e fiscalização intensificados. “Descarte irregular de lixo é crime, além de prejudicar o meio ambiente e a comunidade. Estamos firmes contra este tipo de prática e qualquer outro que caracterize crime ambiental. A população nos ajuda a fiscalizar e, consequentemente, efetuando as denúncias que nos auxiliam contra esta prática lamentável”, reforçou. 

OUTRAS AÇÕES
No último dia 11, a Prefeitura de Arapongas realizou uma força-tarefa para a proibição do descarte irregular de lixo – e qualquer tipo de resíduo, em trecho localizado às margens da PR-218 – saída para Sabáudia. Por anos, o local vinha sendo utilizado para o descarte incorreto de lixo. Através da integração das secretarias municipais, uma placa foi afixada no local, com menção à proibição do descarte de lixo. A partir de agora, quem for pego praticando tal irregularidade será multado – com a aplicação da Lei Federal de Crimes Ambientais (nº9065/98 art.54). Ainda segundo a Prefeitura, o local passa a ser monitorado por câmeras. 

Além disso, a Prefeitura de Arapongas fez uma reformulação da Lei Municipal nº 3.265/2005 – (artigo 7º), relacionada à limpeza de terrenos baldios particulares. Agora, segundo a lei, “a necessidade de execução dos serviços de roçada será informada ao sujeito passivo por meio de notificação publicada em edital Oficial do Município e em jornal de grande circulação, com prazo de 10 (dez) dias para adoção de providências”. Nos casos em que o proprietário descumprir a notificação para manter o local devidamente limpo, roçado e capinado, o município poderá tomar as medidas necessárias para regularização.

DENUNCIE
Em casos de descarte de lixo e outras irregularidades, informações ou dúvidas, basta a população acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

Pref. de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Convocação Clube Campestre

Pousada Por do Sol

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: