A Prefeitura de Arapongas iniciou a implantação do novo sistema de ponto eletrônico aos servidores municipais – que passará a ser por reconhecimento facial, substituindo o antigo ponto biométrico de frequência por digital. O novo mecanismo moderniza o procedimento, permitindo os registros de ponto em tempo real e garante o controle efetivo e transparente sobre horários e presenças dos funcionários em seus respectivos postos de trabalho.
Ao todo, 135 aparelhos estão sendo instalados – distribuídos em todos os prédios públicos.
Os equipamentos foram locados pelo município – em contrato inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais tempo.
Conforme o secretário de Administração, Gabriel Esper, o novo sistema vem para garantir mais agilidade e transparência no registro dos servidores. “É algo que segue uma tendência mais moderna e inovadora, além de promover uma adesão mais eficaz ao controle de ponto”, explica.
Esper acrescenta ainda que o projeto promoverá a integração dos dispositivos com o Sistema de Gestão Pública, resultando em maior domínio das atividades desenvolvidas pelos servidores públicos.
FUNCIONAMENTO
O Ponto Eletrônico com reconhecimento facial funciona por meio de um terminal – similar a um tablet, com câmera fotográfica. O servidor se aproxima, a tecnologia registra os principais pontos e codifica as informações (login e senha) – via identificação facial. Com isso, o servidor tem sua frequência registrada com agilidade, rigor e segurança.