A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle), inaugurou, na noite de segunda-feira, 14, a Escola Municipal de Artes Nitis Jacon (EMA), dentro da programação do Festival de Música Rouxinol, que integra o Festival de Todas as Artes de Arapongas (Festar). A solenidade contou com apresentação da Big Band e intervenções artísticas de canto e dança com o Grupo Paiol de Teatro e a Companhia Belas Artes de Arapongas.
O diretor da EMA, Heriveuto Augusto de Souza, abriu as falas dizendo que “um novo pássaro nasceu em Arapongas. E não nasceu por acaso – nasceu do encontro entre o sonho e a coragem, no traço entre a memória e o futuro, na dança entre a arte e a educação. Aqui, nesta escola, os pássaros não são apenas aves: são ideias, são sonhos, são gestos, são vozes que ainda nem sabiam que podiam cantar. A EMA é isso – uma casa onde se aprende a escutar o mundo com mais cuidado, onde se aprende que todo desenho é uma carta, que todo pássaro de dança é um rito, que toda canção é reza, que todo palco é território sagrado”, frisou.
O secretário da Secle, Pedro Ziroldo, agradeceu a todos os envolvidos na criação do espaço e comentou que “inaugurar a EMA – Escola Municipal de Artes Nitis Jacon, é muito mais do que abrir portas físicas: é abrir janelas de possibilidades, horizontes de sonhos, caminhos de transformação. É dizer com todas as letras e sons que a arte tem lugar, tem ninho aqui em Arapongas”, comentou. “É com profunda emoção que celebramos o nome desta escola: A Nitis voltou! A partir de hoje, os pássaros da cultura têm uma nova morada e daqui voarão talentos, histórias e memórias que vão marcar gerações”, projetou.
Orson Jacon de Araújo, um dos filhos de Nitis, acredita que esta homenagem é muito oportuna. “Mamãe sempre criou um ambiente muito favorável para desenvolvimento das artes. Então, nada mais apropriado do que uma escola de artes, incluindo teatro, para ter o nome dela”, testemunha. “Ela iria ficar felicíssima (com a ideia de dar nome à escola). O legal, também, é que grande parte do trabalho dela no teatro começou em Arapongas com o (Grupo) Gruta. As pessoas começaram a vir de Londrina para integrar o Gruta, muito posteriormente foi criado o Proteu. Então, tudo começou aqui. E eu acho super oportuno que há uma escola aqui com o nome de Nitis Jacon. E uma felicidade para nós todos”, comentou.
Claudete Di Gennaro, amiga pessoal da homenageada por mais de 50 anos, leu uma das cartas que Nitis Jacon costumava enviar ao Grupo Gruta, quando estava exilada em Londres, evidenciando o carinho que a artista tinha com os pupilos que ficaram no Brasil.
O Superintendente Geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Paraná, Sérgio Onofre, frisou que as apresentações artísticas como as que o público pode presenciar ali deveriam ser levadas a todos os cantos de Arapongas. “Tem que levar! Nós temos que mostrar o que a gente tem de bom e nós temos muita coisa de boa. E a nossa cultura é uma cultura que é paixão de vocês. Graças a Deus que nós temos cultura em Arapongas”, elogiou.
A vice-prefeita, Édina Kümmel, contou que “eu faço parte dessa família (da Nitis Jacon), com muita honra. E eu fiquei muito emocionada no dia de hoje por estar aqui neste momento, neste lugar, neste palco para celebrar a EMA, Escola Municipal de Artes Nitis Jacon. É uma honra muito grande fazer parte disso. Fica aqui o meu amor, a minha alegria por esse momento. Vamos aproveitar ao máximo. Vamos celebrar”.
Para o prefeito de Arapongas, “homenagear a Nitis é homenagear o maior ativo cultural do Paraná: a cultura em estado vivo e puro, por tudo o que fez”, evidencia. Rafael Cita salientou o empenho da equipe da Secle em fazer o espaço acontecer. “A cultura voltou a efervescer no município de Arapongas de uma maneira constante”, pontuou.
REPERCUSSÃO
A inauguração reuniu parte da população no espaço em frente à EMA. Para a artista Bárbara Di Gennaro, ter um espaço como a EMA é “maravilhoso. Eu acho que tem que ter movimento, tem que estar ocupando os espaços culturais aqui da cidade com artes, com teatro, com dança, com música, para que fervilhe poesia por todos os cantos”, ressalta.
A bailarina Mariana Volpi destaca que a Escola Municipal de Artes é “muito importante, porque está trazendo a cultura para a população”, pontua.
Já o professor de dança Luciano Soares, frisa que “é uma grande alegria, poder ver esse projeto crescer. É a realização de um sonho que eu sei que é aqui da cidade, onde já teve um começo e, de repente, teve um fim. E, hoje, poder ver isso aqui concretizado ainda maior, melhor, dentro do que eu sei que é o plano, é uma alegria mesmo porque a arte transforma”, relata.
Também participaram da solenidade servidores municipais, secretários, vereadores Márcio Nicke, Toninho da Ambulância, Marcelo Junio, Marilsa Staub, Meiry Farias, Simone Sponton e demais autoridades.
SERVIÇO
Escola Municipal de Artes Nitis Jacon (EMA)
Rua Rouxinol, 571



