Arapongas

Prefeitura de Arapongas concentra ações e mobiliza população sobre cuidados com a saúde do rim

Compartilhe no WhatsApp

Nesta quinta-feira, 09, Dia Mundial do Rim, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolveu várias ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se dar maior atenção à saúde desse órgão. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, Projeto Ishá – simulador que humaniza e descomplica a capacitação de profissionais da área em procedimentos de hemodiálise, e estiveram concentradas na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Praça da Igreja Matriz. A mobilização concentrou atendimentos de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações preventivas e solicitações de creatinina (conforme avalição). A iniciativa integra a campanha nacional: http://www.diamundialdorim.org.br/
O ato contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do vice-prefeito Jair Milani, secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, superintendente médico de Arapongas, Dr. Fernando Marques, demais secretários municipais, servidores da Secretaria de Saúde, vereador Toninho da Ambulância, além de representantes do curso de enfermagem do Colégio Garcez, curso de enfermagem da Unopar, representantes da Clínica do Rim DaVitta e outros convidados. 
Sérgio Onofre parabenizou a iniciativa e reforçou a importância de ações preventivas. “É um evento que traz visibilidade para algo tão sério e importante. Temos profissionais qualificados no município e queremos ampliar esta conscientização e serviços voltados para a saúde da população”, pontuou.
Segundo o secretário da pasta, Paludetto Jr, o município tem atuado de maneira efetiva nos atendimentos aos pacientes acometidos pelas doenças renais, além do trabalho preventivo, diagnóstico precoce e tratamento adequado. “Segundo a Clínica Davitta, que é conveniada ao município de Arapongas, cerca de 60 pacientes que necessitam de hemodiálise são atendidos diariamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 80% utiliza o transporte da Secretaria de Saúde, que vem para auxiliar e dar maiores condições para estes pacientes. Mas mais do que isso, queremos intensificar as ações preventivas, envolvendo toda a comunidade nesta jornada”, falou. 

Até o final do dia, 256 pessoas passaram por triagens e exames durante a mobilização em Arapongas.
SAIBA MAIS
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta, 09, informações sobre prevenção, doença renal crônica, diagnóstico e tratamento. Estima-se que até dez milhões de pessoas vivam com doenças renais no Brasil. Saiba mais acessando: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/seus-rins-estao-saudaveis-saiba-o-que-e-a-doenca-renal-cronica-e-como-preveni-la

Fonte: Ministério da Saúde

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: