Apucarana

Prefeitura cede imóvel para entidade de assistência aos autistas

Compartilhe no WhatsApp

 

Perto de completar três anos, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA) em breve terá sua primeira sede. Através de promoções junto à comunidade, a entidade vem angariando recursos e está na reta final da reforma de um imóvel pertencente ao patrimônio municipal, cedido para a implantação de um centro de atendimento.

Localizado no início da Rua Desembargador Clotário Portugal, o prédio abrigou por anos o CMEI Cosap e, desde que a unidade escolar ganhou uma nova sede, estava ocioso. “Na reforma, a prefeitura também está colaborando com melhorias em acessibilidade, construção de calçada e pintura”, revelou o prefeito Júnior da Femac, que vistoriou os trabalhos nesta segunda-feira (27/07). “Certamente a associação encontrará neste espaço melhores condições para desenvolver o seu trabalho de acolhimento às pessoas com autismo e também a seus familiares”, disse o prefeito.

A presidente da AMAA, Maria Aparecida Honorato, relata a importância da cessão do imóvel por parte da prefeitura. “Somos uma entidade nova e um grande público a ser assistido. Agradecemos à prefeitura por disponibilizar o imóvel, que vai possibilitar a implantação do nosso Centro de Atendimento, e também pela contribuição nesta reta final de reforma, com a realização da pintura, que ficou muito bonita, e construção de calçada em concreto alisado, uma colaboração muito importante que vai possibilitar que promovamos com maior segurança atividades externas”, agradeceu Maria Aparecida. 

As demais melhorias no prédio têm contado com o envolvimento da comunidade. “A associação tem realizado rifas e outras promoções para viabilizar as melhorias internas que o imóvel precisava como reforma dos banheiros, do telhado, troca de pisos, portas, janelas, fiação elétrica, bem como instalação de divisórias em “drywall” para delimitação das salas e consultórios de atendimento”, relata a presidente da AMAA. O investimento feito pela associação na reforma do prédio deve ficar na ordem de R$30 mil. “Devemos ainda realizar melhorias no muro, que hoje é muito baixo. Na questão do mobiliário, temos assegurada uma doação de móveis e computadores junto ao Sicredi”, informa Maria Aparecida. 

Atualmente, a associação presta atendimento a cerca de 80 famílias através de profissionais que atuam voluntariamente. “Com a sede própria vamos poder atender com melhores condições este público, disponibilizando uma equipe multidisciplinar em áreas como psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outras”, concluiu a presidente da AMAA. Quem quiser conhecer mais sobre as atividades da associação ou ajudar nas campanhas pode saber mais pela rede social: https://www.facebook.com/filhosautistas.

Acredita-se que no Brasil, existam dois milhões de pessoas com o transtorno — e 70 milhões no mundo, muitos deles sem qualquer diagnóstico médico, o que dificulta o aprendizado e a empregabilidade dessas pessoas. Júnior da Femac destaca que na rede municipal de ensino, através do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), órgão ligado à Autarquia Municipal de Educação (AME), os alunos autistas também recebem assistência especializada, onde encontram adaptação curricular, professores de apoio e todo o atendimento diferenciado que se faz necessário. “A Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses surgiu dentro do CAME”, lembra o prefeito. 

Outras conquistas – Em fevereiro de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade e o prefeito Júnior da Femac sancionou a Lei nº 009/2019, de autoria do Executivo Municipal, que instituiu em Apucarana a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), com a finalidade de identificar a pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, ao mesmo tempo, assegurar aos portadores para que tenham seus direitos garantidos. A carteira é hoje expedida sem qualquer custo através da Secretaria da Assistência Social.

Além da lei que institui a CMIA, há outras duas leis de autoria do vereador Lucas Leugi beneficiaram portadores do TEA. As leis também foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores em 2018 e sancionadas pelo então prefeito Beto Preto: Lei nº 22/2018, que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA), e a Lei nº 102/2018, que reserva um por cento do total de vagas de estacionamento, a fim de atender as pessoas com Transtorno Espectro Autista. 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: