O prefeito Tiago Amaral lidera comitiva da Prefeitura de Londrina em agenda oficial em Nova York, que ocorre durante a Semana do Brasil na metrópole norte-americana, com o objetivo de mostrar os potenciais socioeconômicos do município e prospectar novos negócios e oportunidades de investimentos a um público formado por lideranças econômicas, empresas investidoras e CEOs dos dois países.
Integram a equipe da Prefeitura os presidentes da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Henrique Ferreira, e da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Fabrício Bianchi, além da diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo, Liz Rodrigues.
Apesar da viagem, o prefeito segue despachando, normalmente, com seu secretariado por meio de processos eletrônicos e reuniões virtuais. A Lei Orgânica do Município, em seu artigo 45, determina que em caso de viagem do prefeito ou do vice-prefeito por mais de 15 dias a Câmara Municipal deve ser notificada para que o presidente do Legislativo assuma a Prefeitura, o que não se configura nesse caso. O prefeito embarcou para os Estados Unidos, com escala em São Paulo, no dia 8, e retorna à cidade com sua comitiva nesta quinta-feira (15).

Na segunda-feira (12), a comitiva londrinense participou do Brazilian Regional Markets (na tradução, mercados regionais brasileiros), em evento que também contou com as presenças dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de Santa Catarina, Jorginho Melo, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, além do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Um dos dois únicos palestrantes do evento, Tiago Amaral abordou temas como a política de atração de novas indústrias para Londrina, mobilidade urbana e soluções de inovação de Cidade Inteligente, uma vez que a atual gestão está à frente de projetos que estão sendo desenvolvidos de forma integrada entre CMTU, Londrina Iluminação, Codel e Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD).
“Foi uma grande oportunidade de negócios e uma chance única de mostrar os potenciais da nossa cidade a empresários, lideranças e investidores do Brasil e dos Estados Unidos”, disse o prefeito. Além dele, o outro palestrante convidado foi o chefe do Executivo de Florianópolis.
No encerramento do evento, ocorreu o Londrina Day, espaço destinado exclusivamente ao município onde a comitiva londrinense recebeu os convidados e apresentou todas as informações e dados socioeconômicos que atestam os potenciais da cidade.

Agendas estratégicas – Os compromissos da delegação na Semana do Brasil em Nova York seguem nesta terça (13) e quarta-feira (14), com agendas que colocarão em pauta soluções de serviços e manutenção de praças e parques ambientais, tecnologia voltada ao transporte coletivo e mobilidade urbana, além de atividades de monitoramento e limpeza urbana e coleta de lixo. Também estão programadas reuniões estratégicas com as prefeituras de Nova York e Toledo, cidade norte-americana coirmã de Londrina.
“Nossa intenção é conectar negócios em andamento e os que estão por vir à cidade e fomentar o ambiente londrinense. Esse é o papel da Codel e creio que Londrina está vivenciando uma experiência única de, pela primeira vez, exercer papel de protagonismo em um calendário de eventos da relevância da Semana do Brasil em Nova York”, afirmou o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira.