Na última quinta-feira, 23, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou de reunião junto ao presidente do Instituto Água e Terra (IAT-PR), José Luiz Scroccaro, em Curitiba.
Em pauta, foram tratados assuntos relacionados ao andamento da obra de revitalização do Parque das Nações, localizado na Rua Suindara, Jardim São Cristovão. “Viemos pedir celeridade nas liberações ambientais que estão pendentes para que possamos dar continuidade na obra. A prefeitura fez o encaminhamento do projeto e documentos necessários há um ano, porém isso tudo ainda continua travado”, falou o prefeito Cita.
A obra de revitalização do Parque das Nações é executada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar, com um investimento final de R$ 11 milhões, sendo R$ 6,7 milhões pela Sanepar, com todo recurso já em caixa. A ordem de serviço e a primeira fase da obra aconteceram na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.
Ainda conforme o prefeito Rafael Cita, a parte mais intensa do projeto visa o represamento de nascente e supressão de um trecho de mata, ambos dependendo de autorizações ambientais. “Fomos bem recebidos pelo Scroccaro e equipe, saímos otimistas desse encontro em Curitiba. Vamos acompanhar de perto todos os trâmites necessários para que a obra deslanche o mais rapidamente possível. No aspecto de lazer, a revitalização do Parque das Nações vai ser algo fantástico”, acrescentou Rafael Cita.
VOCÊ SABIA?
A proposta é dividir o Parque das Nações em dois ambientes. A primeira parte, onde hoje se realiza o espetáculo da Paixão de Cristo, já recebeu várias melhorias, como instalação de pórticos, esculturas com motivos religiosos e iluminação. Já o segundo ambiente será voltado para atividades de lazer, com a construção de dois lagos, pista de caminhada, ciclovia, quiosques, playgrounds e vários outros investimentos.
A revitalização do Parque das Nações traz em seu projeto a preservação de um dos fundos de vale mais importantes do município.
Com a revitalização concluída, o Parque das Nações vai se chamar José Munhoz Sanches, uma homenagem ao ex-vereador, ex-vice-prefeito e empresário de Arapongas e que também sempre foi ligado à Igreja Católica e às ações sociais. Ele faleceu em agosto de 2020.
Pref. de Arapongas