Claudio Natalino Bagnolli

Precisamos pensar no Futuro.

Compartilhe no WhatsApp

Com que frequência você pensa sobre o futuro?

O Futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Referente a algo que irá acontecer, o futuro é o estado utilizado na mecânica clássica para dizer algo que está por vir.

E a falta de reflexão sobre o futuro pode trazer consequências profundas tanto em nossa vida pessoal quando no bem-estar coletivo.

Quanto menos as pessoas pensam em suas vidas futuras, menos elas são propensas a fazer escolhas que beneficiem o mundo a longo prazo.

Pessoas que não pensam sobre o futuro votam com menos frequência, tomam decisões de saúde precárias, procrastinam mais suas tarefas e são mais inclinadas a abandonar os estudos e apresentam menor resiliência ao lidar com obstáculos difíceis.

Todos devemos pensar nos próximos 5, 10 e 30 anos.

Enfim, se realmente quisermos criar mudanças em nossas próprias vidas ou no mundo que nos rodeia, é essencial desenvolver a capacidade de imaginar como as coisas poderiam ser diferentes e a aprimorar nossa empatia para com nossos “eus” futuros.

Por isto é fundamental adquirir habilidades e hábitos de pensamento futuro; é essencial que você projete sua vida futura; é imprescindível, desenvolver o pensamento futuro.

E então, com que frequência você pensa sobre o seu futuro?