Praça CEU das Artes de Arapongas recebe nome de Paulo Roberto Barcelos

A Praça CEU das Artes, em Arapongas, passou a se chamar Paulo Roberto Barcelos. A homenagem ao vigilante foi oficializada na manhã desta segunda-feira (1º), em ato realizado na Rua Andorinha do Rio, S/N, na Zona Sul, com a presença de autoridades municipais, familiares, amigos e servidores.

Participaram o prefeito Rafael Cita; os secretários Pedro Ziroldo (Cultura, Lazer e Eventos) e Paulo Argati (Segurança Pública e Trânsito); o vereador Cecéu; além de servidores municipais. Durante a solenidade, os servidores do CEU das Artes presentearam as autoridades com um trabalho artesanal produzido por eles.

Ao destacar o papel do equipamento público, o secretário Pedro Ziroldo falou sobre “reforçar a importância desse espaço, desse equipamento, que não é só um equipamento cultural, é um equipamento integrado de esportes, assistência social e cultura dentro do município de Arapongas, não só na Zona Sul, mas também refletindo os trabalhos na cidade como um todo”, pontuou.

O vereador Cecéu ressaltou a parceria com a rede de ensino: “existe uma parceria muito grande aqui com as escolas, tanto estadual, municipal. Esse espaço sempre esteve aberto para elas, e elas também dando toda a contrapartida, utilizando muito bem esse espaço na medida do possível. Então, a minha fala hoje aqui é de gratidão pela reforma desse espaço”, comentou.

O prefeito Rafael Cita enalteceu que Arapongas “deu um passo importante na melhoria desse espaço, que é tão bem utilizado pela Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes, e Assistência Social”, e acrescentou que há mais a avançar no local. “Tenho um carinho enorme pela Zona Sul, uma comunidade super importante, uma comunidade que cresce cada vez mais e merece um olhar do poder público para essa região”, pontuou.

Em homenagem ao servidor, Cita afirmou: “O que o Paulinho deixou, com certeza, foi um legado de dedicação e comprometimento com o poder público e com a comunidade aqui da Zona Sul. Comprometimento, que aqui vejo os vigilantes pela profissão dele também. É aquele que fazia algo a mais. Ele não colocava o trabalho dele à disposição, só para fazer aquele básico, e ir para casa. Ele foi, sem dúvida, um belíssimo servidor público e alguém que era interessado em cuidar bem dessa comunidade”, finalizou.

Quem foi Paulo Roberto Barcelos

Nascido em 05 de abril de 1963, em Uraí, Paulo Roberto Barcelos cresceu em Arapongas. Era casado com Ivete, com quem teve uma filha e dois filhos, além de sete netos. Em seu primeiro casamento, com Regina Florentino, teve outros três filhos (um de criação) e uma filha.

Vigilante da Prefeitura de 2003 a 2023, Barcelos foi reconhecido por não medir esforços para ajudar o próximo e por seu trabalho imprescindível na Praça CEU das Artes — não apenas como funcionário, mas como parceiro do equipamento. Ele faleceu em 28 de julho de 2023.

CEU das Artes: serviços e atividades

O CEU das Artes, hoje denominado Estação Cidadania Cultura, integra atividades e serviços culturais, esportivos, de lazer e assistência social, formação e qualificação, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, atendendo os bairros da região sul de Arapongas.

A Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos (SECLE) é responsável pela parte cultural — biblioteca e teatro —, com ações como contação de histórias, Cine CEU, Florais do CEU (festival de poesia), Biblioteca Ambulante, exposições, eventos alusivos a datas comemorativas, consultas e empréstimos. O espaço também abriga aulas de Judô, Futebol e Futsal, e, na mesma área, funciona o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Antonieta Zampaolo.

Fonte: Redação

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile