Claudio Natalino Bagnolli

Porque comprar uma TV 8K?

Compartilhe no WhatsApp

A TV 8K vai dominar a indústria do entretenimento? Por que motivo o 8K é tão especial? Descubra as respostas aqui.
Na IFA 2019, em Berlim, foi apresentada a nova TV 8K pela primeira vez. Os especialistas ficaram impressionados, os consumidores encantados e as opiniões foram esmagadoramente positivas. Confira aqui se vale a pena investir em uma TV 8K no momento.

Porque uma TV 8K?

Resumidamente, o 8K irá proporcionar-lhe uma experiência de visualização incomparável na sua própria casa. Com imagens compostas de até 33 milhões de pixels, o 8K é 4 vezes a resolução em 4K e 16 vezes a resolução em Full HD.

Por exemplo, se você estiver assistindo à National Geographic será capaz de ver detalhes na natureza que nenhuma outra TV pode oferecer. Desde os grãos de areia a todas as escamas de um peixe e até uma gota de água expelida por uma baleia. Com tantos pixels você verá tudo com uma qualidade quase real.

A natureza realista das imagens fará com que você se sinta dentro do mundo que está visualizando e a tecnologia cultiva o preto perfeito, o brilho e o ângulo de visão para que os seus padrões de visualização nunca mais sejam os mesmos.

O que torna a TV 8K tão especial?

Os jornalistas que estavam na inauguração da primeira TV 8K na IFA ficaram entusiasmados com a nova tecnologia. A Forbes elogiou a TV como uma “beleza em espera”. A Tech Radar descreveu a nitidez de imagem como de “cair o queixo”. A The Verge admitiu que provou ser “um relance tentador para o futuro que está por vir”.

O 8K é a resolução que produz a melhor qualidade de imagem do mercado, é um grande salto para a indústria de entretenimento. Se você é do tipo ‘pioneiro na adoção’, ou early adopter, como chamam quem gosta de ter a tecnologia mais recente na mão, eu lhe aviso, esta TV impressionará até mesmo um espectador experiente, e este modelo 8K já se encontra disponível perto de você.

Porque comprar uma TV 8K?

Uma TV 8K oferece uma experiência de visualização verdadeiramente brilhante, dando vida aos recursos visuais de uma forma nunca antes vista. 

Há conteúdo em 8K disponível?

Não é comum ainda, embora a indústria tenha assumido o compromisso de um futuro com conteúdo em 8K ao apresentar conteúdo nativo no lançamento das  TVs 8K na IFA. A opção de redimensionamento é sempre uma possibilidade, mas o conteúdo nativo é sem dúvida o objetivo final.

Assim como aconteceu com as TV’s 4K, agora que os produtos em 8K estão sendo lançados no mercado, o conteúdo virá em breve. O 8K mudará a forma como olhamos para o entretenimento, tal como aconteceu com o 4K. O TV 4K desempenhou um papel importante em remodelar a indústria da TV e o 8K fará o mesmo.

E já é possível observar isso com empresas testando coberturas televisivas ao vivo de esportes e eventos em 8K. Os estúdios começaram a produzir filmes com câmeras 8K, enquanto o equipamento de edição, os serviços de streaming e os receptores se preparam para a compatibilidade com o 8K. O conteúdo em 8K irá tornar-se mais comum e, quando os eventos de grande dimensão e filmes de sucesso forem lançados no próximo ano, a opção de filmar em 8K será certamente uma consideração.

Devo esquecer o 4K e ir para o 8K?

De modo nenhum! O 4K oferece uma experiência de visualização fantástica mesmo com metade dos pixels do 8K. Desde que a primeira TV 4K foi lançada em 2014, a tecnologia já percorreu um longo caminho.

O preço tornou-se mais acessível e os tamanhos e estilos mais variados, existem variedades dobráveis (como, por exemplo, a Wallpaper TV da LG!). O compromisso com o conteúdo em 4K tem crescido muito ao longo dos últimos quatro anos; por isso, se você pode esperar pelo 8K durante um pouco mais de tempo, o 4K não é definitivamente um substituto inferior. Consulte aqui algumas das opções de TV 4K.

Quando é que as TVs OLED 8K estarão no mercado? E quanto custarão?

As TVs 8K já estão a venda no mercado brasileiro desde o ano passado e espera-se que o mercado cresça para 5 milhões de unidades até 2022, por isso é indubitável que em breve haverá ainda mais novidades por aqui.

Está ansioso pela nova TV OLED 8K? Elas ainda não foram lançadas por aqui, mas já é possível comprar nas lojas brasileiras as TVs QLED 8K. Elas estão sendo vendidas desde o ano passado e o modelo de 65 polegadas começou a ser vendido por 25 mil reais, mas hoje já é possível adquirir uma TV QLED 8K de 65 polegadas por cerca de 12 mil reais. Confira os modelos aqui.

É possível assistir a vários vídeos com resolução 8K nestas TVs usando o Youtube.

Neste ano também chegam ao Brasil alguns Smartphones que filmam em resolução 8K para que você possa criar o seu próprio conteúdo para a sua nova TV 8K.