Sonho Analítico

Por que fazemos auto boicote???

Compartilhe no WhatsApp

Você já deve ter ouvido falar sobre auto boicote (ou autossabotagem), mas você sabe o que é ou por que acontece?

Auto boicote é o termo que utilizamos para denominar certas atitudes que levam a pessoa a ter retornos negativos. Muitas vezes a situação se repete, mesmo a experiência tendo sido negativa na primeira vez e a pessoa ter prometido a ela mesma que jamais voltaria a passar por tal coisa. Mas então o auto boicote é algo que só percebemos depois que fizemos novamente, algo incontrolável, sendo assim ele é inconsciente!

Pensando em exemplos bem comuns. Depois de passar por relacionamentos conflituosos finalmente a pessoa encontra alguém com qualidades compatíveis a ela. Tudo vai bem até que o relacionamento é tomado por incansáveis brigas. Depois do término a pessoa não sabe explicar o motivo, que agora, parece não fazer sentido. Também pode acontecer da pessoa trair a/o parceira/o e isso levar ao término. Outro exemplo é aquele emprego dos sonhos que quando sai a entrevista a pessoa atrasa, esquece, ou até comete falhas bobas diante da/o profissional que irá entrevistá-la.

Na clínica nós percebemos o boicote quando os pacientes se esquecem da sessão, ou que ao obter mudanças significativas começam a ter atitudes negativas, ou até param. É muito comum ouvir “Por que estou fazendo isso comigo agora que tudo estava caminhando tão bem?”.

O auto boicote é muito comum e está presente em nosso dia a dia em ‘menores e maiores graus’. O motivo é diferente para cada pessoa, pois trata da subjetividade de cada um, pois está ligado a história de vida de cada sujeito. Temos uma tendência a nos boicotar diante de fatos que ocorreram em nossa vida, desde o nosso nascimento, pelas frases que escutamos, por situações que passamos e que foram traumáticas. Essas lembranças ficam guardadas em nós, e tendem a nos escapar em momentos diferentes, promovendo o nosso boicote.

A ajuda psicológica é sempre importante, pois o que mais escutamos por aí, são frases como: nada da certo pra mim, ou ainda, esse é meu destino. Nosso inconsciente trabalha a todo o momento tentando nos mostrar que precisa ser escutado. Seja nos avisando por sintomas corporais, seja por boicotes, o importante é conseguimos escuta-lo e ir atrás de ajuda, pois é através da fala que conseguimos nos curar.

Bruna Zancopé

 

Molicenter Sup Ofertas 21/11

Molipark

Solução Informática e Tecnologia

Movimento pela Saúde

Canal André Silva

Mais vídeos do canal Aqui