O reconhecimento vem do tradicional “Cabeças do Congresso Nacional”, estudo realizado anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que teve sua edição de 2025 divulgada nos últimos dias. O congressista paranaense havia integrado a mesma lista em 2019. E, agora em 2024, já estava sendo apontado pelo Diap como “Parlamentar em ascensão”.
Filipe Barros afirmou receber o resultado do levantamento com “muita satisfação e responsabilidade”. “É fruto de muito trabalho. Ano passado fui o líder da Oposição, esse ano sou presidente da Credn – oportunidade, inclusive, em que temos feito um contraponto à desastrosa política externa do governo Lula. Continuaremos fazendo esse trabalho representando o povo do Paraná.”
Segundo o Diap, entre os atributos necessários para um parlamentar integrar a lista estão “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade”. E ainda, conforme o departamento, pela “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.”