Pedro Lupion reforça luta contra a praga do javali no Brasil

Pedro Lupion reforça luta contra a praga do javali no Brasil
Compartilhe no WhatsApp

Brasília – “A gente não está tratando de extinguir uma espécie da fauna brasileira que precisa ser preservada. O javali não é daqui, foi trazido. Estamos falando de uma praga que destrói lavouras, infecta o gado e traz grave risco à população do interior do Brasil”.

A afirmação é do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), ao comentar as dificuldades que órgãos oficiais, como o Ibama, têm criado para os caçadores de javali.

Junto a outros deputados da bancada que preside no Congresso Nacional, Lupion recebeu e ouviu com preocupação a exposição do caçador e pesquisador Rafael Salerno, do perfil “Aqui Tem Javali”, principal canal de informações sobre a praga no país.

Veja Também – Plano Clima é ‘sabotagem interna’ do governo PT com o país”, afirma Pedro Lupion 

“Deputados e senadores de vários estados do Norte ao Sul do país têm trazido o tema à FPA. Estamos aguardando posicionamento sobre a tramitação de projetos sobre o assunto. Infelizmente, algumas pessoas têm tratado como se fosse uma liberação geral para a caça, o que não é o caso”, afirmou Lupion.

O presidente da FPA reforçou a importância de divulgar a mensagem de que a caça ao javali é um combate a uma praga. “Os animais atacam em bando, invadem propriedades e destroem lavouras. Recentemente, no Paraná, produtores encontraram um javali com mais de 300kg”.

Preocupação

Rafael Salerno disse que os javalis deixaram de ser uma ameaça, e são uma realidade destruidora no campo. Reforçou que é um erro comparar o javali com animais da fauna brasileira, como onças e lobos guará.

A iniciativa mais recente sobre o tema no Congresso Nacional é o PL 3384/2021, relatado pelo deputado Nelson Barbudo, que autoriza o controle populacional de espécies exóticas invasoras nocivas, estabelece condições para o consumo, a distribuição e a comercialização de produtos e subprodutos resultantes do abate desses animais.

O tema foi pauta de reunião da diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizada nesta terça (19) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!

Instituto Eu Me Amo – Convocação