Apucarana

Passe livre” para gestantes inicia no dia 2 de setembro

Compartilhe no WhatsApp

As gestantes de Apucarana atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Casa da Gestante, e pela rede particular terão acesso à gratuidade no transporte coletivo de passageiros a partir da próxima quinta-feira, dia 2 de setembro. O benefício, assegurado pela Lei Municipal nº 039/2021, visa garantir o deslocamento das gestantes na realização de consultas, acompanhamento médico, exames pré-natais e também no pós-parto.
As mulheres beneficiadas terão direito a 100 passes que podem ser utilizados durante 11 meses, a contar do início da gestação. O benefício será custeado pela prefeitura, com recursos próprios do município em um investimento mensal estimado em R$ 300 mil/ano.
A lei municipal do “Passe livre para gestante”, sancionada pelo prefeito Juniorda Femac, atende uma reivindicação feita pelos vereadores Jossuela Pirelli e Luciano Facchiano, autores da proposta abraçada pela prefeitura.
Em reunião para definir a data de início de vigência da lei, hoje no gabinete municipal, Junior da Femac conduziu as decisões para que os passos de obtenção do benefício sejam o mais simplificado possível (confira no quadro). O encontro teve a participação da representante da empresa VAL, Marli Rodrigues, que será responsável pela emissão do cartão eletrônico de passe livre.
“É um programa inédito em Apucarana, que visa estimular as mães a fazerem o pré-natal para o seu bebê nascer mais saudável. Agradeço a inspiração e sensibilidade dos vereadores Jossuela e Facchiano. Obrigada por propor uma ideia que nos permite, como gestor municipal, beneficiar crianças e as mamães”, afirma o prefeito.
Jossuela também se manifestou em forma de agradecimento. “Obrigada prefeito por abraçar nossa proposta. Temos um gestor que tem um olhar muito cuidadoso com as mulheres de Apucarana”, disse a vereadora.
O vereador Facchiano definiu o passe livre das gestantes como uma grande conquista na área da saúde no município. “É resultado de uma união de esforços e todos os envolvidos merecem louvor”, declara Facchiano, lembrando a parceria da VAL neste projeto.
A coordenadora da Casa da Gestante, enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves (Cidinha), estima que torno de 700 das 1,5 mil mulheres que realizam o pré-natal na rede pública municipal irão se beneficiar do passe livre das gestantes. “Vocês não têm a dimensão do ganho que isso representa para nossas gestantes. Convivo diariamente com a dificuldades financeiras que muitas delas enfrentam para se deslocar até as consultas do pré-natal”, relata Cidinha.
Neste ano, a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, um aparelho de ultrassom de última geração para Casa da Gestante de Apucarana. O equipamento, que gera imagens coloridas, além fazer os exames obstétricos também realiza os exames morfológicos do 1º, 2º e 3º trimestre da gestação e ainda o Doppler que avalia o fluxo de sangue da placenta para o bebê.
Também participaram da reunião no gabinete municipal o diretor–presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, assistentes sociais do município e representantes da VAL.

Passos para a gestante obter o “Passe Livre”

1- Ter o registro atualizado junto ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para isso é só se dirigir, após agendamento, a um dos 4 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município ou ir direto na Casa da Gestante.
2- Ter em mãos a declaração de gestante fornecida pela Casa da Gestante.
3- De posse da declaração de gestante, comparecer ao escritório da VAL, localizado na Rua Rio Branco, 652, próximo ao terminal urbano. Neste local será gerado o cartão eletrônico de passe livre.

ENDEREÇOS E TELEFONES DOS CRAS DE APUCARANA
CRAS 1
Avenida Central do Paraná, 1420
Jardim América
Telefone: 3426-7355
CRAS 2
Rua Ilson Ferreira Guerra, 15
Sumatra I
Telefone: 3423-4252
CRAS 3
Rua José Garcia Peres, 111
Vila Reis
Telefone: 3456-1569
CRAS 4
Travessa Tito Cerasoli, S/N° em frente ao n° 75
Vila Regina
Telefone: 3424-1470

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: