Apucarana

Paraná Projetos conclui “plano de desenvolvimento” do Vale do Ivaí

Compartilhe no WhatsApp

Em reunião mantida nesta terça-feira, em Curitiba, com dirigentes e equipe técnica da Paraná Projetos, o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto foi informado de que está previsto para o dia 3 de dezembro a entrega do Projeto de Desenvolvimento Regional do Vale do Ivaí. O estudo que incluiu diversas visitas em propriedades rurais de vinte e um municípios da região, além de questionários respondidos por noventa e quatro produtores, que decidiram aderir ao projeto, será apresentado em evento organizado pela Paraná Projetos.

Beto Preto se reuniu com o superintendente da Paraná Projetos, Cylleneo Pessoa Pereira Junior; com a gerente de Planejamento, Patrícia Baratieri Atherino; e Marta Yoshie Takahashi, da equipe técnica. No encontro ficou definido que para a entrega definitiva do projeto serão convocados prefeitos, secretários municipais das áreas de turismo e agricultura, técnicos e produtores.

“O trabalho foi realizado durante todo o ano no Vale do Ivaí, prospectando as potencialidades, visitando pontos turísticos, e muitas propriedades rurais”, informa Beto Preto, reiterando a importância deste trabalho para o futuro e o desenvolvimento regional. Ele lembra que muitas regiões turísticas do país, começaram desta forma, com pesquisa, organização, integração e orientação técnica especializada, além de foco em atividades viáveis comercialmente.

Marta Takahashi, da equipe técnica da Paraná Projetos, revela que os estudos indicam que a fruticultura é viável na região e pode, gradativamente, gerar um circuito de visitação e até agroindústrias a médio e longo prazo. Da mesma forma, de acordo com ela, também existe possibilidades para exploração do turismo de aventura, e do turismo rural, mais focado na agricultura familiar.

No evento de entrega do projeto, que deve acontecer no dia 3 de dezembro, em local ainda a ser definido, a Paraná Projetos prevê uma apresentação técnica. “Vamos dispor de mapas, vídeos e outros recursos para mostrar as potencialidades prospectadas, bem como os encaminhamentos que serão necessários, a partir de agora, para que os investimentos sejam bem sucedidos”, anuncia Marta Takahashi.

O superintendente da Paraná Projetos, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, explica que a empresa trabalha na elaboração de projetos inovadores, respeitando parâmetros de sustentabilidade e interatividade da ação governamental, que viabilizem o desenvolvimento estadual e nas microrregiões. “Desenvolvemos estudos e projetos técnicos voltados à implantação de iniciativas e ações planejadas, com todo apoio e orientação especializada”, assinala Cyllêneo.

A proposta de um estudo para viabilizar um plano regional de desenvolvimento partiu da Amuvi, que obteve apoio das prefeituras, da Emater, Amuvitur, Território do vale do Ivaí e Sebrae. “A reivindicação foi apresentada pela Amuvi junto à Sedu, com a devida anuência dos colegas prefeitos que, a partir de agora, começa a ser implementada, mediante os estudos técnicos realizados ao longo dos últimos meses”, comenta Beto Preto, acrescentando que a região é rica em potencialidades, que precisam ser exploradas de forma integrada e com orientação técnica.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: