Apucarana Geral

Palestras e homenagens marcam o Dia do Agricultor em Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater promoveram nesta terça-feira (28/07), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, um ato comemorativo ao Dia do Agricultor. Além de um café da manhã, houve apresentação musical, momento religioso e palestras. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, entre agricultores, representantes de órgãos ligados à agricultura, vereadores e secretários municipais.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, que está cumprindo agenda em Curitiba, foi representado no ato pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca, e pelo secretário municipal de Governo, pastor Othoniel Gonçalves. Já o Legislativo foi representado pelo presidente da Casa, José Airton Deco de Araújo, que estava acompanhado da maioria dos vereadores.

Também estiveram presentes o gerente regional da Emater, Cristóvão Ripol, e o gerente local, Marco Antônio Casini Sanchez, além de representantes da Cooperativa Familiar Agroecológica de Apucarana (Cofagro), Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi), Associação dos Cafeicultores do Pirapó, Sindicato Rural, Cocamar, Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, Banco do Brasil e Sicredi.

O secretário municipal de Agricultura destacou que 23% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional provém da agricultura e que 70% do alimento consumido no Brasil é produzido por agricultores familiares. “Este é um momento de congraçamento e para fazermos uma reflexão. Em Apucarana, estamos avançando investindo na agricultura familiar, oferecendo oportunidades de diversificação da pequena propriedade rural e de geração de renda”, avalia.

O presidente do Legislativo destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração neste setor, especialmente o Programa Terra Forte. “O prefeito Beto Preto criou a Secretaria da Agricultura que não existia e o Terra Forte, um programa que distribui calcário e fosfato natural para a fertilização do solo, além de mudas frutíferas selecionadas. Além disso, o programa oferece subsídios para a edificação de barracões, iniciativa que recentemente ganhou projeção nacional da imprensa”, frisa Deco.

O evento contou com “Orientações sobre Rotulagem dos Produtos Hortifrutigranjeiros”, repassadas pela extensionista da Emater, Jandira Valmórbida, e pelo técnico agropecuário da Prefeitura, Robson Menegardi, além da palestra “Segurança Alimentar e Nutricional”, ministrada por Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal de Agricultura.

Já o Sicredi, através do gerente da agência local, Paulo Sergio Fusco do Egipto, fez uma explanação sobre as linhas de crédito do Plano Safra 2015/2016. A apresentação de música de raiz ficou por conta do jovem talento Guilherme de Sousa dos Passos, de Marilândia do Sul, enquanto o momento religioso e motivacional foi conduzido pelo pastor e secretário municipal de Governo, Othoniel Gonçalves.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: