Arapongas

Pacientes recebem próteses auditivas no Jaime de Lima

Compartilhe no WhatsApp

Através de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí (Cisvir), o Centro de Especialidades Jaime de Lima entregou nesta segunda-feira, 26, próteses auditivas para 11 pacientes. Conforme o setor, inicialmente os pacientes passam por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e o médico da Unidade faz os encaminhamentos para um especialista, um otorrinolaringologista. Os exames necessários como audiometria e imitanciometria – responsáveis por avaliar a capacidade auditiva, são realizados por fonoaudiólogas na UBS Caic. Tendo a identificação de problemas auditivos, os pacientes são encaminhados ao Jaime de Lima, já com o pedido da prótese feito pelo médico especialista, e são redirecionados ao Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES, onde são realizadas as fases de moldagens e adaptações das próteses.  As entregas das próteses também contam com orientações de uso e cuidados por fonoaudiólogas do ILES.  

Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, nos últimos quatro anos foi possível diminuir em grande escala a fila de espera desses pacientes, que antes aguardavam até 5 anos na fila. “ Atualmente conseguimos reduzir a espera desses pacientes. A demanda é considerável, contudo, o que antes levava anos, agora conseguimos reduzir o tempo em alguns meses apenas. Estamos entregando nesta oportunidade as próteses aos pacientes que fizeram os moldes em setembro. Em outubro, fizemos um mutirão atendendo 30 pacientes, dos quais, já irão receber seus aparelhos em novembro. Até dezembro serão entregues mais aparelhos auditivos, melhorando a qualidade de vida desses pacientes”, afirma. Paludetto Jr, relembra também que otimizando o atendimento desses pacientes, desde o ano passado, os exames auditivos –  que antes eram realizados em Apucarana, passaram a acontecer em Arapongas, com a instalação de uma cabine de audiometria na UBS Caic. 

Bom atendimento e novos aparelhos resultam na qualidade de vida 

A Sra. Marlene da Silva Teixeira, 61, foi uma das pacientes que recebeu a nova prótese auditiva, e comemorou o fato de ser bem acompanhada ao longo dos exames e moldagem até a entrega definitiva do aparelho. 

“ Desde quando eu comecei a fazer o tratamento aqui eu não tenho nada do que reclamar. Para mim foi tudo ótimo, dentro dos atendimentos. Sempre que precisei fui muito bem atendida. Estou fazendo a troca por um aparelho novo e isso é muito importante. Tanto a equipe do Jaime de Lima, quanto a equipe da UBS do San Raphael foram atenciosas. Eu que estava sem escutar nada, agora terei outra vida”, enfatizou. 

O Centro de Especialidades Jaime de Lima presta todo o atendimento aos pacientes que receberam as próteses auditivas, e caso necessário, a equipe faz novo encaminhamento para o ILES.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: