Arapongas

Ong Arte e Vida de Arapongas tem participação especial durante Festival Internacional de Música de Londrina

Compartilhe no WhatsApp

Dentro da programação artística da 39ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), o Centro de Convivência Arte & Vida de Arapongas vai participar da apresentação Concerto: “Três Orquestras: um encontro”, no dia 20 de julho, no Cine Teatro Mauá, às 19h30. Com uma grande orquestra formada também pelos membros da Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ) e a Orquestra Illuminare do Distrito de São Martinho, na região de Rolândia, durante a oportunidade será realizada a gravação do DVD ao vivo.

Em 2018, Arte & Vida e Rocinha se apresentaram juntas. Neste novo encontro, a apresentação será regida pelos maestros Claudemir Trevisan (Arte & Vida), Rodrigo Belchior (Rocinha) e João Miguel Aiub (Illuminare), que se revezam no palco durante o espetáculo musical. Segundo, Marcelo Emygdio, diretor geral do Centro de Convivência Arte & Vida, o objetivo da nova apresentação, além da troca de conhecimento, de experiências, de vivências e saberes, é aprimoramento músico-instrumental dos integrantes das orquestras. “Originados de projetos sociais, todo esse incrível trabalho demonstra o papel transformador advindo de ações que são realizadas pela sociedade civil, pela garra dos voluntários que dedicam parte de seu tempo para construir uma sociedade melhor”, reforça.

Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Ong Arte e Vida (Rua: Beija-flor, 773 – Centro) ,antecipadamente ou com 30 minutos de antecedência no dia do espetáculo.

Serviço

Concerto: “Três Orquestras: um encontro”

Orquestras: Arte& Vida, Rocinha e Illuminare

Aberto ao público.

Data: 20 de julho (Sábado)

**Gravação DVD**

Local: Cine Teatro Mauá

Endereço: R. Uirapuru, 55 – Centro

Cidade: Arapongas (Paraná)

Horário: 19h30.

Projetos Sociais

Arte & Vida

O Centro de Convivência Arte & Vida foi fundado no ano de 2005, na cidade de Arapongas (PR), atua no tripé do desenvolvimento da arte, da cultura e do protagonismo social. O objetivo da Arte & Vida é garantir espaços e ações que visem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, possibilitando acessos a experiências, manifestações culturais e esportivas, o desenvolvimento do protagonismo, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social.

Em 2014, foi criada a Orquestra “Arte & Vida” com o intuito de difundir a cultura musical e sua diversidade. A regência dos trabalhos e a coordenação musical ficam a cargo do Maestro Claudemir Trevisan, que tem sobre sua batuta 45 integrantes, sendo: músicos voluntários, e alunos do ciclo avançado das oficinas de sopro, percussão e cordas. Atualmente a Arte & Vida atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, nas oficinas de: música instrumental, teatro, ballet clássico, ginástica rítmica, dança contemporânea e artes integradas (karatê).

A Orquestra Arte & Vida, gravou oficialmente com a autorização de direitos autorais a música Garota de Ipanema, em um CD Faixa Bônus, contando com o patrocínio através da (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

Orquestra de Câmara da Rocinha

A Escola de Música da Rocinha – EMR funciona desde 1994 oferecendo cursos de música gratuitos para moradores da Rocinha e comunidades do entorno como Vila Canoas, Parque da Cidade e Vidigal. Atualmente atende em torno de 280 crianças e jovens, e ao longo desses anos vem alcançando resultados importantes no campo social e educacional, contribuindo para a formação de seus alunos e, em alguns casos, para sua inserção no mercado de trabalho na área da Música. Nesse aspecto ressaltamos que em torno de 20 alunos já ingressaram na faculdade de Música e muitos outros atuam profissionalmente como músicos ou professores de Música. A ERM comemora seus 25 anos, neste mês de junho.

A escola funciona no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, ocupando um andar do prédio localizado em frente à Rocinha, pertencente à Prefeitura do Rio. Formada por 50 jovens e regida por Rodrigo Belchior, apresenta repertório variado que enfatiza a música popular em versão orquestral. Desde 2015, patrocinada pela Repsol Sinopec Brasil e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o projeto vem se aprimorando e hoje oferece 12 modalidades de cursos de instrumentos, além de canto coral, teoria e percepção, prática de conjunto e de orquestra.

“A Escola de Música da Rocinha entende que a experiência de tocar em outro estado é extremamente enriquecedora para os alunos, pois abre novos olhares, possibilita a vivência de novas culturas e é um grande fator de motivação para que eles se dediquem cada vez mais ao estudo da música”, afirma Gilberto Figueiredo, coordenador da EMR.

Orquestra de Câmara Illuminare

A Associação Cultural e Recreativa Illuminare fundada em outubro de 2010, tem por finalidade ensinar, aperfeiçoar e difundir a prática da música, bem como promover festivais e encontros musicais de todos os gêneros, além de contribuir para a inclusão sociocultural de seus integrantes, que hoje somam mais de 100 pessoas, a partir dos 3 anos de idade.

Proporciona de forma gratuita à população do distrito de São Martinho e Região o ensino da Música em suas diversas categorias tais como: canto coral, musicalização infantil, aulas de instrumentos musicais, entre eles: Violão, Violino, Viola de Arco, Piano, Teclado, Flauta doce e transversal, Violoncelo, além da Orquestra de Câmara Jovem.

Colaboração texto: Ong Arte e Vida.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: