Claudio Natalino Bagnolli

O futebol do futuro

Compartilhe no WhatsApp

Viver a experiência de um jogador profissional já é possível em Portugal.

Imagine um espaço exclusivamente dedicado à avaliação esportiva em que a tecnologia assume um lugar de destaque por permitir monitorar, e consequentemente, aperfeiçoar a potência, a velocidade e a técnica. Este espaço existe em Portugal, e é único no mundo.

O Footlab tem mais de 3000 metros quadrados e é um verdadeiro laboratório de futebol criado pensando nos atletas profissionais mas também nos entusiastas que desejam puro divertimento.

Em quatro estações de prova, o participante é avaliado na sua técnica de controle de bola, velocidade, potência de chute e precisão, recebendo no final um relatório detalhado da performance e podendo entrar na Galeria dos Campeões. Chegando ao espaço é entregue uma pulseira a cada atleta que, quando ativada, faz o reconhecimento e registro detalhado de toda a sua atividade no recinto. Antes de realizar qualquer atividade, basta a pessoa aproximar a pulseira de um sensor e o registro dos dados é imediato. Ao longo de cada experiência, o atleta é informado dos seus resultados e no final recebe um diploma com a sua pontuação. 

A tecnologia assume, por isso, um papel central.

Com um total de 36 equipamentos instalados, incluindo um videowall com painéis de 55”  (uma tela de grandes dimensões com 220” de diagonal, formado por 16 painéis de 55” cada), a experiência de imersão no Footlab é levada ao limite, permitindo um aperfeiçoamento permanente dos atletas.

Os equipamentos Super UHD TV 4K para as zonas dos desafios têm tecnologia nano Cell, a mais avançada tecnologia de painel LCD de melhor qualidade até hoje, permitindo aos participantes ver imagens hiper-realistas, cores altamente precisas e ângulos de visão mais amplos.

Em paralelo, os televisores do segmento profissional complementam a experiência uma vez que permitem ver a informação de cada espaço de atividade, estando interligadas para gestão centralizada dos resultados, ajudando os praticantes a ter um feedback preciso das suas capacidades e falhas.

Tradicionalmente o futebol é a área esportiva que mais tem resistido à entrada de novas tecnologias no seu universo por se acreditar que retira a emoção e o “romantismo” do esporte. No entanto, os sinais do tempo forçam a evolução e o Footlab é o exemplo perfeito disso mesmo. Este laboratório é importante para quem quer evoluir e testar-se a si mesmo, bem como perceber em que nível está, quer do ponto de vista físico como tático, sem que isso prejudique a emoção de quem vive a experiência. Aumenta a precisão, mas não diminui a paixão pelo esporte.