Vanessa Bacon

O Comportamento do Sol nas Edificações

Compartilhe no WhatsApp

Todos sabem que o sol é de grande benefício para a saúde humana, pois além da absorção de vitaminas, ele higieniza os ambientes eliminando bactérias, ácaros. Estudos revelam que os raios solares emitem uma radiação ultravioleta que funciona como um esterilizante natural do meio ambiente, matando germes e bactérias o tempo inteiro. Na casa ou no trabalho a população esta carente de luz natural no seu dia-dia, seja de necessidade física, biológica.

No estudo inicial do projeto deve-se observar a linha Norte-Sul, para que o projeto seja elaborado com o aproveitamento adequado da luminosidade natural, o que é possível obter mesmo nos terrenos em que suas condições não são tão ideais para a entrada de luz solar. Pela vasta amplitude territorial do Brasil observa-se variados tipos de clima com suas respectivas temperaturas, e esta diversidade influencia na elaboração do projeto. No entanto, o uso de estratégias ao projetar propicia claridade natural.

Em contraponto a esta incidência solar está o conforto térmico. Dependendo da quantidade da incidência solar na edificação pode aumentar a temperatura interna dos ambientes, causando um efeito estufa. Portanto a implantação de ventilação natural deve ter relação com a entrada de luz natural, para assim os ambientes proporcionarem o conforto térmico.

Com a correta utilização de portas, janelas, jardins de inverno ou recortes em paredes e telhados é possível se obter o máximo aproveitamento da iluminação natural e conforto visual, “brises” e plantas servem de instrumentos para controle da incidência solar e proporcionam a ventilação natural, garantindo o conforto térmico.

Foto 3Priorizar o uso da iluminação e ventilação naturais são soluções criadas pelo profissional de arquitetura trazendo bem estar físico e psicológico para seus clientes.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: