Eleições 2022 Notícias Geral

No primeiro debate na TV, presidenciáveis centram críticas a Bolsonaro e exploram corrupção do PT

Compartilhe no WhatsApp

Embate entre candidatos também foi marcado por perguntas sobre defesa e proteção de mulheres e crise econômica do país.

O primeiro debate entre os candidatos à presidência da República na TV, que aconteceu neste domingo, 28, promovido pelo Grupo Bandeirantes, pela TV Cultura, pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL, foi marcado por uma série de troca de farpas entre os concorrentes. Embora entre as campanhas a expectativa fosse para confrontos diretos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), os embates mais intensos aconteceram entre o atual chefe do Executivo e as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). Logo na sua primeira fala, a emedebista acusou o presidente de contribuir para a desarmonia entre os Poderes, ao não cumprir o seu papel, como chefe do Executivo, e a Constituição Federal. “Temos um presidente que ameaça os valores democráticos, não respeita a imprensa livre, não respeita o Supremo Tribunal Federal. Precisamos trocar o presidente da República”, declarou a senadora, em sua fala inicial. Em outro momento, Tebet também afirmou que a pandemia de Covid-19 se arrastou no Brasil por falta de coordenação federal e culpou Bolsonaro. “No momento que o Brasil mais precisou do presidente, ele virou as costas para a dor das famílias e negou vacina no braço das famílias. Não vi o presidente pegar a moto dele, entrar em um hospital e dar abraço em uma mãe que perdeu um filho”, exaltou. O mandatário rebateu e disse que Simone Tebet “é uma vergonha no Senado Federal”, ao citar a CPI da Covid-19.

 
A senadora Soraya Thronicke também usou parte do seu tempo de fala para responder Bolsonaro, após o presidente reclamar de uma pergunta da jornalista Vera Magalhães, afirmando que a repórter é “uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, o que causou reações dos presentes. “Quando homens são tchuchucas com outros homens, mas vem pra cima da gente sendo tigrão fico bem incomodada. No meu Estado, tem mulher que vira onça e sou uma delas. Não aceito esse tipo de comportamento, de disseminar ódio e nos separar”, rebateu. Além das senadores, outros candidatos também criticaram – ainda que nas entrelinhas – a ações ou posturas adotadas pelo atual governo. O ex-presidente Lula também, por exemplo, falou sobre a gestão federal durante a pandemia ao afirmar que as quedas nos índices de vacinação do Brasil são responsabilidade de quem comanda o país. “As pessoas esquecem que foi em 2010, 2009, quando chegou o H1N1 e vacinamos em três meses 83 milhões de pessoas. Se não estão vacinando, é responsabilidade de quem comanda”, exaltou.

Por sua vez, Felipe D’Ávila (Novo) mencionou as posturas do governo a respeito do meio ambiente e disse que o Brasil “jamais vai ser respeitado se continuar com o descaso” ambiental, visto nos últimos anos. “A retomada do crescimento econômico depende de uma política ambiental que faça o Brasil ser a primeira economia de carbono zero. Vamos criar o emprego verde porque é a maior fonte para atrair investimento externo, que é fundamental para a geração de emprego e renda. Não podemos desperdiçar essa enorme oportunidade”, defendeu. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por sua vez, falou em “aberração” ao avaliar os comentários recentes de Bolsonaro, que afirmou que não vê pessoas passando fome no Brasil, e disse que no Brasil “tudo está fora do lugar”. “Me choca ver o presidente dizer que a economia está bombando. Entre desalentados, são 5 milhões de pessoas que desistiram de procurar empregos, desempregados mais 10 milhões”, disse o ex-governador do Ceará.

 
Outro foco dos concorrentes foram os casos de corrupção durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Logo na primeira pergunta aberta, o presidente Jair Bolsonaro escolheu Lula para fazer a primeira pergunta sobre corrupção, citando escândalo na Petrobras. “Um governo feito a base de roubo. Essa roubalheira era para conseguir apoio dentro do parlamento. Assim sendo, nada justifica essa resposta mentirosa. O governo mais corrupto da história do Brasil”, disse o atual chefe do Executivo, após o ex-presidente falar em números mentirosos e acusar Bolsonaro de fake news. “Não teve nenhum presidente que fez mais investigação para que apurasse o que nós fizemos. Meu governo é marcado pela maior política de inclusão social, maior aumento de salário mínimo. O nosso governo, além disso, foi o que mais fez investimentos na educação. O meu governo deveria ser conhecido por isso”, rebateu Lula. Já a senadora Simone Tebet, ao falar sobre tentativas de comprar superfaturadas nas vacinas Covaxin no governo Bolsonaro, relembrou que a corrupção é um caso antigo no Brasil, inclusive de governos petistas. “Corrupção mata, tira dinheiro para gerar emprego e renda para população”, afirmou.

Com Informações: Jovem Pan

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: