Notícias Geral

Modelo do Codinorp será levado para todo o País

Compartilhe no WhatsApp

O modelo de funcionamento do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) será replicado em todo o País. A afirmação é do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli. Ele esteve na Região Norte do Paraná no início da semana para conhecer o sistema e as práticas de gestão educacionais adotados pelo Codinorp.

O encontro ocorreu em Prado Ferreira, um dos municípios que compõem o consórcio, e contou com a presença da deputada federal Luísa Canziani (PTB), de Alex Canziani – o idealizador do consórcio – de prefeitos e secretários municipais. O Codinorp é formado pelos seguintes municípios: Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira. O objetivo de desenvolver políticas públicas comuns que promovam a qualidade de ensino da rede municipal. Ao todo, são cerca de 7 mil alunos do Ensino Fundamental.

“Estamos muito entusiasmados para replicar esse modelo que tem dado muito certo e que funciona graças ao empenho dos prefeitos que compõem o consórcio, do prefeito de Prado Ferreira, Silvio Damaceno (que é o presidente do consórcio) e de todos os secretários de Educação”, afirmou a deputada Luísa.

O FNDE é o órgão responsável por executar parte das ações do Ministério da Educação relacionadas à educação básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma educação de qualidade. “Mais de 4 mil municípios brasileiros têm menos de 15 mil habitantes, então o modelo de cooperação do Codinorp é estratégico para o Brasil”, afirmou Decotelli.

O presidente do FNDE ressaltou que será feita proposta para que todas as prefeituras brasileiras façam adesão ao modelo de consórcio. “Os municípios que aderirem terão tratamento diferenciado aos recursos destinados para a educação”, salientou. Ficou definido que o secretário regional de Educação, Amauri Monge Fernandes, fará uma apresentação do modelo de funcionamento do Codinorp para os técnicos do FNDE em Brasília. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação das nossas crianças, o consórcio pensa na educação dos municípios de forma integrada. O Codinorp é uma inovação na gestão pública”, ressaltou Canziani.

APRENDIZADO

O Codinorp funciona desde o início do ano passado. É um modelo inédito no País e atua de forma integrada para melhorar a qualidade de educação. Em pouco tempo, os resultados já aparecem. Um exemplo é o contrato com uma rede de ensino para fornecimento de apostilas e de cursos para formação continuada de professores. O contrato foi firmado pelo valor mínimo, mas pode chegar ao valor máximo se o nível de aprendizagem dos alunos aumentar em 50% em um período de quatro anos. Para medir o aumento do desempenho as crianças são submetidas a testes de avaliação todo semestre. Outro exemplo é a unificação do cardápio da merenda e a compra conjunta de uniformes, que trouxe uma redução significativa dos custos.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: