Joyce Barros

Meditação e seus Benefícios!

ID:56416613
Compartilhe no WhatsApp

Mesmo hoje, com o advento dos meios de comunicação e da rápida resolução de questões, bastando apenas um “click” no Google, muitas pessoas ainda desconhecem ou veem a Meditação como prática religiosa, ou ainda, sem objetivos ou até mesmo tabu. O que não é verdade. Trata-se apenas do desconhecimento de quem fala. E, sendo assim, explicarei a que o termo “meditar” se refere e como a inclusão desta prática pode beneficiar diversos aspectos da vida.

A palavra meditação deriva de duas palavras do latim: meditari (pensar; para se entender; exercitar a mente) e mederi (curar). “Medha”, sua derivação do sânscrito, indica sabedoria.

Apesar da prática já ser aceita há centenas de milhares de anos, nos dias de hoje, não é difícil encontrar pessoas que ainda demonstrem resistência quando à meditação, mesmo já existindo estudos científicos e na área da medicina comprovando seus benefícios para a saúde física e psíquica.

A nível físico, a meditação traz a quem pratica:

– Diminuição da pressão sanguínea;

– Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;

– Diminui qualquer tensão relacionada à dor (como dores de cabeça, nas articulações, úlcera, insônia, e dores musculares);

– Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor;

– Melhora o sistema imunológico;

– Melhora o controle neuroquímico das emoções (sistema límbico);

– Otimização dos sentidos e das percepções;
– Ativação do córtex pré-frontal esquerdo;
– Melhora do sistema imunológico;

– Traz o padrão de ondas cerebrais ao estado alfa, promovendo a cura;

A nível emocional e psicológico a meditação proporciona:

– Diminuição da ansiedade;
– Aumento da estabilidade emocional;
– Aumento da criatividade e da alegria; desenvolvimento da intuição;
– Clareza de pensamento;
– Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento;
– Torna as pessoas mais conscientes dos seus processos mentais e da maneira inadequada de reagir frente aos acontecimentos estressantes;
– Fortalece a formação de uma personalidade sadia;
– Traz a sensação de “centramento”;
– Facilita o acesso ao inconsciente, às memórias e aos sentimentos recalcados;
– Desenvolve a Inteligência Espiritual, ou seja, a capacidade de manter constantemente os princípios e leis espirituais que regem a vida;

Tudo isto porque, quando meditamos, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais prana (energia). E, quando nosso nível de energia aumenta, sentimo-nos mais alegres, em paz e satisfeitos. Agora você deve estar se perguntando: como é possível conseguir alcançar todos estes benefícios?

Para experimentar os benefícios da meditação, é necessária a prática regular. Apenas alguns minutos, todos os dias, já são suficientes (esta prática deve ser frequente assim como o banhar-se, alimentar-se, dormir, etc).  Estudiosos e afins da área costumam dizer que a meditação é como uma semente: quando cultivada com amor, desperta e transcende.

No próximo artigo, continuarei falando sobre o tema Meditação, entretanto, focando as contraindicações, tipos de meditação e perguntas frequentes sobre o tema. Até lá!

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: