Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

“Lua do Veado” terá melhor visibilidade no Noroeste, Oeste e Norte do Paraná, prevê Simepar

Publicado em: 10 de julho de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Quem olhou para o céu no anoitecer dos últimos dias percebeu a presença de uma lua cheia, grande e bonita, em destaque. Nesta quinta-feira (10) ela terá o pico de luminosidade. A chamada “Lua do Veado”, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), será vista com privilégios por quem mora nas regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná, já que nestas regiões céu deve ficar predominantemente limpo, sem cobertura de nuvens. 

Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, a lua de julho recebeu este nome de indígenas norte-americanos por ser na época do ano em que ocorre o nascimento dos chifres do veado. “Podemos até chamar de Super Lua do Veado, porque vai coincidir com uma aproximação maior da Super Lua. Ela estará com praticamente 98% da parte que é voltada para a Terra, iluminada”, afirma Pereira. 

Para observar a Lua, o céu precisa estar limpo. No Noroeste, Oeste e Norte do Paraná a condição é exatamente esta: sem cobertura de nuvens. “Já quem mora no Sudoeste, Centro-Sul e na faixa Central do Estado, terá um céu com mais nuvens que podem atrapalhar a visibilidade do fenômeno, mas ainda assim em alguns momentos será possível observar”, afirma Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. 

Nos Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, com o aumento de nuvens em função da circulação marítima, será difícil contemplar o espetáculo lunar. “Apenas no início da noite, com cobertura de nuvens menos densa, é que será possível observar o fenômeno. Essa condição vale também para Curitiba, que terá mais uma noite com grande cobertura de nuvens”, diz Furlan.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Neste período do início da noite, quem mora nas regiões mais ao sul e oeste de Curitiba, como nos bairros CIC, Campo de Santana e Umbará, terá chances de visualizar rapidamente o fenômeno.

O professor recomenda que, para observar a Lua adequadamente, a pessoa busque algum lugar longe de poluição luminosa. “Se possível, um local bem alto, livre e isento de obstruções. E tão longe quanto possível da luminosidade da cidade. Às vezes até de uma sacada de um prédio alto, que não tenha obstruções”, recomenda Pereira.

De acordo com o professor, o nascimento da Lua leste às 17h50 desta quinta-feira será muito bonito de observar, com diferenças na coloração. “Normalmente no nascer ou no pôr da Lua ela tem coloração tendendo para o vermelho, porque as colorações azuis e verdes normalmente são filtradas pela camada mais densa da atmosfera pela qual tem que passar a luz do sol refletida pela Lua, e que vem até nossos olhos”, detalha.

Agência Estadual de Notícias

Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
Santin Roveda busca soluções inovadoras em encontro de Detrans em São Paulo
Investimento de R$ 25,2 milhões fortalece assistência social em 21 municípios do Paraná
Em parceria com gigante de infraestrutura espanhola, Sanepar prepara expansão nacional
Com 14,3 mil turistas, temporada de cruzeiros em Paranaguá anima negócios do Litoral
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Rolândia

Prefeita de Mandaguari visita Rolândia para conhecer Domicílio Eletrônico

sergio
sergio
12 de novembro de 2025
Jandaia do Sul apresenta projeto para pavimentação de estradas rurais
Adolescentes são flagrados furtando joias em loja de Apucarana
Furto causa incêndio e destrói três lojas no centro de Arapongas
REFIS Cambira 2025 oferece descontos de até 100% a contribuintes

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?