Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Liberdade em Fios: detentas de Goioerê produzem perucas para pacientes com câncer

Publicado em: 27 de agosto de 2025
Compartilhar
Compartilhar

O projeto Liberdade em Fios, idealizado pela Polícia Penal do Paraná (PPPR), transforma a rotina de mulheres privadas de liberdade ao unir solidariedade e reintegração social. Por meio da confecção manual de próteses capilares, as custodiadas ajudam pacientes em tratamento contra o câncer e, ao mesmo tempo, recebem capacitação profissional que pode abrir portas para novas oportunidades fora do sistema penal. 

“Ao oferecer capacitação profissional e oportunidades de aprendizado contribuímos para que as pessoas privadas de liberdade tenham condições de reconstruir suas trajetórias e buscarem reinserção na sociedade”, afirma a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre dos Santos. “Sabemos que o fortalecimento dos vínculos é essencial para reduzir a reincidência criminal e dar sentido ao processo de reintegração social. Por isso, nosso compromisso é apoiar iniciativas que beneficiem à comunidade e promovam dignidade, inclusão e cidadania”.

As próteses são confeccionadas manualmente pelas mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Goioerê, utilizando fios de cabelo doados por outras internas de Goioerê, Altônia e Piraquara, além de contribuições da Uopeccan – Unidade de Oncologia de Umuarama. O projeto teve início com a participação das custodiadas em curso de capacitação ministrado por profissionais do Instituto Jéssica Cara, com apoio do Rotaract Club de Goioerê.

Para o coordenador regional da Polícia Penal do Paraná em Umuarama, Arnobe Lemes, a ação representa mais do que aprendizado técnico. “Ressocializar também é permitir que as pessoas se reconectem com o lado humano que há nelas. E nada é mais humano do que ajudar o próximo”, diz.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Desde o início do projeto, cerca de 20 próteses já foram confeccionadas, com 12 entregas a pacientes da Uopeccan e outras ainda em fase de finalização. A iniciativa tem potencial para ser expandida com a meta de profissionalizar mais custodiadas e fornecer próteses para diversos hospitais do Estado, à medida que aumente a disponibilidade de cabelo doado.

  • Veja Também – Granizo em Castro: com 600 casas danificadas, Estado auxilia município com ações emergenciais

Responsável pela coordenação do projeto e gestora da Cadeia Pública de Goioerê, Janaina Montenegro celebra os avanços. “Começamos com poucos materiais e muitos sonhos. E saber que as próteses vão levar esperança para outras mulheres é algo que não dá para colocar em palavras. As internas estão orgulhosas e agradecidas por poder contribuir com algo tão significativo”, afirma.

Nesta semana, uma nova entrega de próteses será realizada em Umuarama, dando continuidade ao trabalho de apoio aos pacientes em tratamento oncológico.

Agência Estadual de Notícias

Estados da região Sul vão trabalhar agenda ferroviária em conjunto com a União
Na posse da Aerp, governador destaca papel da radiodifusão na informação com credibilidade
Princesa do Japão visita o Paraná em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas
Com nova decisão, Estado garante continuidade do programa Parceiro da Escola
Alexandre Curi apresenta prestação de contas em Campo Mourão
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Arapongas recebe fase final do Paranaense Sub-08 Série Ouro de Futsal

sergio
sergio
15 de novembro de 2025
Arapongas tem 1.411 casos confirmados de dengue e registra sete de chikungunya
Polícia recupera objetos furtados e prende homem em Arapongas
Governo libera R$ 1,2 milhão para novo CRAS na Vila Oliveira
VW Taos sai da pista e bate em poste na PR-444 em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?