Apucarana Geral

Japoneses fazem intercâmbio com colégio de Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

Acompanhados de três professores, 12 alunos de quatro colégios agrícolas da Província de Hyogo, no Japão, realizaram nesta segunda e terça-feira (09 e 10/11) uma atividade de intercâmbio junto ao Colégio Agrícola Estadual Interventor Manoel Ribas, de Apucarana. Localmente, o grupo foi tutoriado pelo Diretor Geral de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, Satio Kayukawa, e que há anos é também o contato apucaranense dentro da aliança entre Hyogo e Paraná, que em 2015 completa 45 anos.

Durante a estada na cidade, a tradução foi feita com auxílio de duas professoras da Escola Nipo-brasileira de Apucarana, mantida pela colônia japonesa. “Para eles tudo é novidade. Ficam surpresos principalmente com a dimensão territorial do Brasil. O Japão é uma ilha, praticamente só existe agricultura familiar, pequenas propriedades. O maior interesse deles é com a produção de frutas, verduras e legumes, uma vez que também plantam arroz, mas não se adaptam com outros tipos do grão. Aqui eles passaram dois dias e com certeza vão levar alguma boa prática para ser aplicada”, considerou Kayukawa.

Ele lembra que comitivas de Hyogo já estiveram outros anos no colégio agrícola. “Este é o 37º grupo de jovens líderes da agricultura regional da província japonesa enviada ao exterior e, além de Apucarana, estão conhecendo ações em outras cidades e estados”, relata Satio.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: