Jandaia do Sul

Jandaia do Sul intensifica realização de exames preventivos durante a Campanha Outubro Rosa

Compartilhe no WhatsApp

Anualmente, mais de 65 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 foram 66.280 mil ocorrências, sendo que desse total, 18.068 mulheres morreram. Embora a detecção precoce da doença seja fundamental para a cura, a procura por mamografia teve uma queda acentuada de 42% na faixa etária de 50 e 69 anos em todo o país no último ano, devido à pandemia. Igualmente, Jandaia do Sul registrou diminuição na procura pelo exame, porém, com o objetivo de ampliar o alcance do público-alvo, durante este Outubro Rosa o município não tem medido esforços para realizar ações que impactem positivamente neste índice.

Atualmente, Jandaia do Sul totaliza pouco mais de 2.900 mulheres na idade indicada para mamografia pelo Ministério da Saúde, a cada dois anos. Em 2019, 539 fizeram o exame; já em 2020 foram apenas 116. Com o avanço da vacinação contra Covid-19 e as iniciativas pontuais realizadas pelo município neste mês, até o dia 29, 530 mulheres fizeram o citopatológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Além da mamografia, as jandaienses também são incentivadas a colher o exame preventivo de colo de útero (citopatológico).

Um levantamento dos últimos três anos mostra que, do total de jandaienses dentro da faixa etária para realizar o exame citopatológico, 2.057 estão em atraso com os exames. O município tem uma média de 6.353 mulheres na faixa etária preconizada para fazer citopatológico, entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

“Infelizmente a pandemia contribuiu para o atraso dos exames. Hoje temos uma média de mais de 60% de mulheres em nossa cidade com atraso no exame preventivo (citopatológico). Por meio de ações pontuais, realizadas de forma mais intensa neste mês, estamos tentando resgatar as mulheres para as UBS a fim de que façam a mamografia e o citopatológico”, comenta a enfermeira Dielli Souto Bernini, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Jandaia do Sul.

De acordo com o Inca, os óbitos por câncer de mama no Brasil lideram o ranking da doença, com 18.068 registros; já o câncer de colo de útero fica em quarto lugar, com uma média de 6%, com 16.590 novos casos ao ano. Em 2019, 6.595 mulheres morreram acometidas pela enfermidade. Realizar os exames preventivos periodicamente é fundamental para aumentar as chances de recuperação, pois a agilidade no diagnóstico é fator determinante para o tratamento e redução da taxa de mortalidade. Nos casos em que ele é feito ainda no estágio inicial, as possibilidades de cura chegam a 90%.

Manter uma vida saudável, com prática regular de atividade física, baixo índice de massa corporal, sem consumo de bebida alcoólica e cigarros também é muito importante para reduzir as chances de câncer de mama. Conforme estudo divulgado pelo Inca, cerca de 13% dos casos no Brasil em 2020 poderiam ser evitados por meio da redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida.

Iniciativas da Campanha Outubro Rosa em Jandaia do Sul Tendo em vista que a campanha do Outubro Rosa é uma ferramenta importante para conscientização da população, o município tem investido em várias ações durante este mês: intensificou as coletas nas Unidades Básicas de Saúde, promoveu um Dia D no último sábado (23), com coletas nos períodos da manhã e da tarde nas UBS, e durante esta semana promoveu coleta noturna na UBS Maria Borba.

Para encerrar a campanha, no último sábado (30) foi realizada uma passeata na Avenida Getúlio Vargas (Posto Vesa) que finalizou no Anfiteatro Municipal da Praça do Café. O ônibus rosa ficou na praça à disposição da população para conhecer o interior dele e uma equipe da saúde conduziu ações preventivas, como aferição de pressão arterial e de glicemia. Além disso, foram entregues os brindes dos sorteados na live alusiva à campanha realizada na última quarta-feira (27) e sorteio de novos brindes para as mulheres que realizaram coleta de exames até sexta-feira (29).

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: