Com 1.709 atendimentos realizados ao longo de outubro, a Prefeitura de Jandaia do Sul, por meio do Departamento Municipal de Saúde, encerrou a Campanha Outubro Rosa 2025 com saldo positivo, reforçando a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
As Unidades Básicas de Saúde intensificaram os serviços, ampliaram o horário de funcionamento até as 21h nos dias úteis e abriram aos sábados. Com acolhimento especial, o objetivo foi garantir acesso facilitado e atendimento integral às mulheres do município.
As ações mobilizaram equipes multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e auxiliares de saúde bucal, em uma atuação integrada pelo cuidado e bem-estar da mulher.
💬 Grupo do WhatsApp
Números da campanha
O balanço registra 460 exames preventivos de colo do útero, 360 mamografias, 673 vacinas aplicadas, 73 atendimentos odontológicos e 153 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também houve atividades educativas em grupo sobre alongamento, prática de atividades físicas, alimentação saudável, saúde bucal, menopausa e equilíbrio hormonal.
“Nosso objetivo foi oferecer um atendimento humanizado, ampliando o acesso e fortalecendo o vínculo com as mulheres, para que o cuidado com a saúde se torne uma rotina e não apenas uma ação pontual”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Carolina R. T. Táparo.
“Nossas equipes se dedicaram intensamente para garantir acolhimento, informação e serviços de qualidade. Cuidar das mulheres é cuidar da família e do futuro da nossa cidade. Continuaremos trabalhando com dedicação e responsabilidade para promover cada vez mais saúde, prevenção e acolhimento para toda nossa população”, disse o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Valmir Oliveira.
Atendimento segue durante o ano
O Departamento de Saúde reforça que os serviços de atenção à mulher são ofertados durante todo o ano, e que os resultados da campanha foram monitorados por dados quantitativos, qualitativos e registros fotográficos, assegurando transparência e avaliação do impacto das ações no município.