Início » Jair Bolsonaro: o que é laparotomia exploradora, cirurgia realizada pelo ex-presidente
Notícias Geral

Jair Bolsonaro: o que é laparotomia exploradora, cirurgia realizada pelo ex-presidente

Compartilhe no WhatsApp

O Hospital DF Star informou, em boletim médico divulgado neste domingo (13), que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora. Segundo a nota, o procedimento tem como objetivo a liberação de aderências intestinais e a reconstrução da parede abdominal, após exames confirmarem a persistência de um quadro de subobstrução intestinal.

Bolsonaro foi transferido para o DF Star na noite de sábado (12), após ter sido atendido inicialmente no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz (RN), e posteriormente no Hospital Rio Grande, em Natal. Ele passou mal durante um evento do Partido Liberal na última sexta-feira (11), no Rio Grande do Norte.

De acordo com o boletim, “após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”.

O ex-presidente e seus aliados relacionam a condição atual às intervenções cirúrgicas feitas desde o episódio da facada sofrida por Bolsonaro em 2018, durante a campanha eleitoral.

Entenda laparotomia exploradora, cirurgia realizada por Jair Bolsonaro

Segundo a CNN Brasil, a laparotomia exploradora é uma intervenção cirúrgica que envolve a abertura completa da cavidade abdominal. O objetivo é permitir que o cirurgião visualize diretamente os órgãos internos para investigar condições que não puderam ser diagnosticadas com precisão por exames de imagem. A partir da observação direta, o médico pode identificar o problema e, se possível, corrigi-lo no mesmo ato cirúrgico.

Em situações mais simples, a laparotomia tem sido substituída pela vídeo-laparoscopia, que utiliza pequenas incisões e câmeras internas. No entanto, em casos de obstrução intestinal sem definição precisa da causa ou em situações de urgência, a laparotomia ainda é o procedimento indicado.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jantar Dançante – Mauá da Serra

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: