Daniele de Oliveira

“Já escolhi uma graduação, mas não tenho como pagar a mensalidade do meu curso”

Compartilhe no WhatsApp

Escolher um curso de graduação não é uma tarefa fácil quando se trata do contexto adolescente, porém existem aqueles que tiram de letra o processo da escolha, mas se deparam com outro problema: A mensalidade do curso escolhido. Desta forma muitas vezes desistem do curso desejado optando por outros que correspondem com sua realidade financeira.

Sendo mais comum do que se pensa, os jovens nessas condições encontram suas frustrações ainda no período universitário, o qual pode se deparar com atividades que não estão relacionadas com suas expectativas profissionais e desta forma desistir da graduação escolhida.

Contudo existem algumas possibilidades e oportunidades de ingressar no curso do seu interesse mesmo que o seu momento financeiro não esteja lá aquelas coisas. Neste texto deixarei algumas dicas válidas para que você possa fazer o curso que deseja, afinal ninguém merece trabalhar naquilo que não gosta.

  1. QUERO FAZER MINHA GRADUAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Para quem quer fazer uma gradução numa Instituição Pública, mas considera que é muito dificil entrar pelo vestibular geral de ampla concorrência, tem a opção de se increver pelo SISU que é “o sistema informatizado do MEC no qual Instituições Públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM, não existe taxa para a inscrição e é feita somente pelo site: sisu.mec.gov.br. O candidato poderá escolher até dois cursos no momento da inscrição e até mesmo mudar suas opções de curso caso seja necessário para aumentar suas chances no processo seletivo.

Em poucas palavras o SISU dá a oportunidade do jovem ingressar em uma  Instituição pública de sua escolha pela sua nota do ENEM, e se é pública não existem mensalidades para se preocupar no fim do mês. Se você se interessou por essa opção acesse: http://sisu.mec.gov.br/como-funciona e saiba mais.

  1. QUERO FAZER MINHA GRADUAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Outra opção para ingressar no meio universitário é fazer sua graduação numa Instituição Privada, e existem várias formas de pagar menos pelo curso desejado e até mesmo não pagar nada.

acesso as informações completas de como e quando aderir a esse programa do governo. O PROUNI é um programa de bolsas universitárias que de acordo com sua renda mensal poderá ofertar até 100% de bolsa para que você possa cursar a graduação que deseja. Atendendo somente aqueles que participaram do ENEM e candidatos que fizeram o ensino médio em escola pública ou que foram bosistas na escola particular.

  • OUTRAS OPORTUNIDADES DE BOLSAS

graduação que deseja e diz o quanto pode pagar, o QUERO BOLSA pode te dar até 75% de desconto na sua graduação. A facilidade a qual o aluno consegue esse desconto pode assustar o candidato, mas as bolsas realmente existem em parceria com as instituições privadas e também são uma boa oportunidade para você começar a sua graduação. Igualmente e concorrente do Quero Bolsa, existe também o EDUCA MAIS BRASIL que da mesma forma disponibiliza descontos para aqueles que desejam ingressar numa instituição privada. O EDUCA MAIS BRASIL você pode acessar nesse link aqui: https://www.educamaisbrasil.com.br.

dani1Essas são algumas das opções existentes para dar início a sua caminhada na Universidade, lembrando que o Quero Bolsa e Educa Mais Brasil não exigem a nota do ENEM.  Fique atento aos prazos do SISU e PROUNI e lembre-se a escolha do curso está diretamente ligada com sua satisfação pessoal e profissional, não dá pra ser de qualquer jeito. Realize pesquisas a respeito do curso que deseja ingressar, converse com profissionais da área, analise a grade curricular, a nota do MEC e o que mais precisar para diminuir a angustia da escolha…

No mais bons estudos e boa sorte!

Psicóloga Daniele de Oliveira

Psicoterapia e Orientação Profissional

Crianças, Adolescentes e Adultos

CRP 08/20268

Fone: (43) 9 96368499

Rua Dr. Osvaldo Cruz, 510 – sala 404 – 4º andar – Apucarana-Pr

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: