Arapongas

Informe de Arapongas confirma 13 casos de dengue

Compartilhe no WhatsApp

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias divulgou nesta terça-feira,06, o último Informe Epidemiológico (referente ao dia 28/03 a 27/03). Os dados mostram o registro de 302 notificações de dengue, sendo 13 casos confirmados da doença – dois autóctones (adquiridos dentro do município) e 11 importados. Outros 38 casos estão em investigação e 251 tiveram resultados negativos. No Informe anterior – de 14/03 a 20/03, Arapongas teve o registro de 291 notificações, 12 casos confirmados, 42 em investigação e 237 negativos.

LIRAa – O último levantamento do Índice Rápido de Infestação por aedes aegypti aponta a marca de 1,8 em Arapongas, o que indica risco médio, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No Distrito Campinho esse índice é de 10,2 e Aricanduva 1,6. O atual período epidemiológico vai do início em agosto de 2020 e término no final de junho de 2021.

SERVIÇOS

O Controle de Endemias segue atuante em combate ao mosquito aedes aegypti, causador não só da dengue, mas também do zyca vírus e da chikungunya. As equipes dos agentes de combate a endemias realizam vistorias e monitoramento de casa em casa e pontos estratégicos. Nos três Pronto Atendimento 18 Horas (Cj. Flamingos, Zona Sul e Jd. Petrópolis) e Jaime de Lima foram instaladas faixas com o seguinte aviso: “ DENGUE, a melhor prevenção é a sua participação. #todosnocombate/ Estamos em alerta!”. O objetivo central é chamar cada vez mais a atenção da população para os cuidados básicos, porém, essenciais no combate e prevenção. Em uma parceria entre as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde – através do Controle de Endemias, alunos da Rede Municipal de Ensino vão receber uma cartilha, com informações de combate a prevenção à dengue. De maneira lúdica, as mensagens visam levam maior conscientização – por meio das crianças – aos adultos. Inicialmente, 7 mil exemplares foram confeccionados, com recursos da própria Secretaria de Saúde. Neste mês, a Prefeitura de Arapongas também encabeçou a campanha publicitária com foco no combate, com a mensagem: “ Se você deixar, o mosquito da dengue vai nadar de braçada”. O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça que a união de esforços se faz essencial. E logo em seguida, frisa dicas importantes de prevenção. “Com todos mobilizados conseguiremos a cada dia combater a dengue, e assim como no ano passado, sermos um dos municípios com mais de 100 mil habitantes que não entram em epidemia. Vamos repetir esse feito, porém, contamos também com a colaboração de cada cidadão nessa luta. Tirem 10 minutos diários e fiscalizem também os quintais e interior das residências, para eliminar qualquer acúmulo de água”, reitera.

PARANÁ

De acordo com o panorama de casos de dengue no Estado, a Sesa mostra o registro de 48.737 notificações, 7.747 casos confirmados, 133 casos severos da doença e 15 óbitos.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: