Apucarana

Idepplan apresenta projeto do Centro de Tecnologia do Vale do Ivaí

Compartilhe no WhatsApp

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN) apresentou hoje (12) o projeto arquitetônico da futura sede do Centro Tecnológico do Vale do Ivaí. Um imóvel de 300m², no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na saída para Curitiba, será readequado para abrigar o espaço de inovação e difusão de tecnologia em Apucarana e região.

A apresentação do projeto foi feita por Letícia Idalgo, do Idepplan, na presença do prefeito Junior da Femac; do presidente e do vice da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Jayme Leonel e Wanderlei Faganello; Tiago Cunha, do Sebrae e da governança do projeto “Conecta Apucarana”; Carlos Mendes, superintendente do Idepplan; e do secretário de obras, Herivelto Moreno.

Conforme explicou Letícia Idalgo, o Centro tecnológico irá dispor de auditório, dois laboratórios de criatividade, uma incubadora de empresas, espaço coworking (trabalho em equipe), e ainda uma oficina prótipo 3D, além de copa e recepção.

O prefeito Junior da Femac lembra que, desde 2013, várias ações vêm sendo desenvolvidas na área de inovação tecnológica em Apucarana e este trabalho segue avançando gradativamente. “Entre estas ações se incluem a criação do Conselho Municipal de Inovação através do decreto Nº 206/2020 e agora o trabalho começa a se consolidar com o espaço que será o embrião do futuro Parque Tecnológico do Vale do Ivaí”, comentou.

A intenção, conforme argumenta Junior da Femac, é reunir num mesmo espaço estudantes, professores e empresários para que sejam desenvolvidas soluções tecnológicas. “Iniciaremos apostando nas vocações do Vale do Ivaí, como o agronegócio. Além disso, serão trabalhadas inovações para o desenvolvimento da indústria do vestuário, construção civil e educação”, assinala o prefeito.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae, e membro da governança do projeto “Conecta Apucarana”, objetivo é criar tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico da região. “Estamos estruturando um espaço para o processo de incubação de empresas, um coworking para o compartilhamento de recursos, trazendo também os processos de pesquisa que as universidades já desenvolvem em seus campi. O objetivo é trazer os grandes problemas das empresas para que esse time desenvolva soluções”, explica Tiago Cunha, frisando que a presença destes atores no mesmo espaço acelera o processo de criação de tecnologias.

O presidente da Acia, Jayme Leonel, assinala que o ambiente para a implantação de um futuro parque tecnológico vem sendo criado há alguns anos. “Estamos avançando neste projeto que trabalha com o conceito de cidade inteligente. Ao longo deste processo foram desenvolvidas várias ações, como a criação do Conecta, e a realização de diversos eventos, como o Google Startup Weekend de Apucarana, o Hackathon do Vestuário durante o Apucarana Fashion Day e um grande evento na Acea, denominado Você Conectado ao Futuro”, recordou o presidente da Acia.

O prefeito de Apucarana afirma que, com o parque tecnológico, a região poderá criar soluções próprias sem precisar esperar por tecnologias que vêm de outros países. “Não é só a China ou a Coreia ou outras regiões que conseguem produzir coisas novas. Nós também somos capazes e vamos fazer”, ressalta Junior da Femac.

Ele destaca que o Conecta e o ecossistema de inovação são projetos que envolvem, além da Prefeitura de Apucarana, diversas entidades como ACIA, UTFPR, a Unespar, Facnopar, FAP, Sebrae, Senai, Sivale, Sivana e Sicoob Aliança.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: