Honpar busca credenciamento para cirurgias de transplante de coração

Em reunião mantida na manhã desta terça-feira (18), na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, o gerente administrativo do Honpar, de Arapongas, Mero Montgomery Benites; e a enfermeira chefe da instituição, Elza Lara, trataram do processo de credenciamento visando a realização de cirurgias de transplante de coração. O tema foi discutido com o diretor da 16 ª RS, Lucas Leugi; José Schiarolli (divisão de Atenção e Vigilância em Saúde); e Jeferson Marezi (Seção de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação).

Conforme revela Lucas Leugi, o Honpar deu entrada no processo via Ministério da Saúde. “A vistoria de técnicos do MS deveria acontecer nesta semana, mas o cronograma

foi adiado para o mês de abril”, informa Leugi, assinalando que a Regional de Saúde de Apucarana e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do secretário Beto Preto, estão dando todo o suporte ao Honpar neste pedido de credenciamento.

O gerente administrativo do Honpar, Mero Montgomery Benites, revela que o hospital tem à disposição toda a equipe médica, estrutura e equipamentos exigidos para as cirurgias de transplantes de coração e agora busca o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, via SUS. “A vistoria dos técnicos do Ministério da Saúde é a última etapa do processo e, a partir da autorização, o fluxo de chegada de pacientes será controlado pela 16ª Regional de Saúde”, explica Mero.

- Patrocinado -

Atualmente, as cirurgias de transplante de coração são realizadas no Paraná em apenas em dois hospitais da região metropolitana de Curitiba e outros dois em Londrina e Pato Branco. O credenciamento do Honpar visa ampliar a oferta da cirurgia de transplante de coração na região norte do estado. Uma das principais exigências no credenciamento pelo Ministério da Saúde é a implantação de um ambulatório de miocardiopatia, onde os pacientes são avaliados minuciosamente para entrar na fila de transplante.

Informações: TNOnline

Compartilhar este Artigo
Sair da versão mobile