O grupo de doadores de sangue de Marilândia do Sul encerrou 2025 com mais de 250 doações e, de acordo com a coordenadora, a técnica de enfermagem Graziela Ferri Franzin, foram aproximadamente 290 — volume capaz de beneficiar cerca de 1160 pessoas, já que uma bolsa pode salvar até quatro vidas.
As doações ocorreram com apoio da prefeitura municipal no hemocentro de Apucarana. Participam do grupo moradores da cidade e dos distritos de São José e Nova Amoreira, além de vereadores, secretários, servidores, trabalhadores da Coamo e a comunidade em geral.
“Todos os meses moradores da cidade doam sangue no hemonúcleo de Apucarana e ajudam a salvar vidas. Agradeço todo apoio recebido da gestão, secretaria de Saúde, do comércio, dia vereadores, dos trabalhadores da Coamo, a toda da comunidade, enfim, a todas as pessoas. Muito obrigada pelas doações, por participarem do grupo”, disse Grazi.
Para 2026, existe a expectativa de ainda mais doações. “Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, estamos muito gratos por ajudar tantas pessoas em 2025, e em 2026, nosso grupo seguirá firme e ajudando o próximo”, comentou.
Como participar
Interessados em integrar o grupo de doadores de Marilândia podem entrar em contato pelo telefone (43) 9 9860-4915.
💬 Grupo do WhatsApp
Requisitos básicos para doação de sangue
Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
Pesar no mínimo 50 kg.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguarde 2 horas.
Fonte: Prefeitura de Marilandia do Sul
