Paraná em Notícias

Governador autoriza início da construção do novo terminal de São José dos Pinhais

Compartilhe no WhatsApp

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (9) a ordem de serviço para início da construção do Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento do Governo do Estado na obra, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), será de R$ 21,3 milhões.

Três vezes maior que o atual, que atende 25 mil pessoas por dia, o novo terminal atende o crescimento populacional de São José dos Pinhais. Dados preliminares do Censo Demográfico 2022 mostram que a cidade ganhou 64 mil novos habitantes em 12 anos, sendo a terceira na Região Metropolitana que mais cresceu em números absolutos.

“A nova estrutura vai trazer mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo não só em São José dos Pinhais, como em outros municípios da Região Metropolitana”, afirmou Ratinho Junior. “São José dos Pinhais cresceu muito, tem quase 330 mil habitantes, e o poder público precisa acompanhar esse aumento populacional. Por isso, o novo terminal será três vezes maior que o atual, além de contar com uma área de convivência e uma estrutura urbanística para facilitar a vida do cidadão”.

O novo terminal será construído na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná. Ele ficará a um quilômetro do atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da avenida. O projeto contempla área total de 18.389,57 metros quadrados e área construída de 5.979,12 metros quadrados. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, explicou que o terreno foi adquirido em 2006 pela prefeitura, mas só agora a obra sai do papel. “Será um grande avanço para a cidade, que vai ampliar de 12 para 26 plataformas de ônibus, proporcionando mais linhas, mais comodidade e serviços para a população, além de fazer uma melhor integração com a Região Metropolitana”, disse.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que uma das demandas da pasta, principalmente com a criação da Amep, é modernizar a integração do transporte público da região. “Nosso plano é fortalecer a integração metropolitana, com novas obras viárias urbanas e melhorias no transporte coletivo. Aqui será construído um terminal moderno, com integração de modais e três vezes maior que o atual, por onde vão circular mais de 25 mil pessoas por dia”, salientou.

Governador autoriza início da construção do novo terminal de São José dos Pinhais
Foto: Albari Rosa/AEN

ESTRUTURA – O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, além de 16 lojas e outros espaços de convivência, como academia ao ar livre, parque infantil, estacionamento e bicicletário. Serão três pontos de acesso para veículos do transporte coletivo, sendo dois na Rua Annelise Gellert Krigsner e um na Avenida Rui Barbosa.

A nova estrutura vai melhorar o arranjo das linhas, evitando sobreposições nos atendimentos para distribuir de forma eficiente as viagens. Do local, vão partir ônibus que fazem conexão com os terminais Boqueirão, em Curitiba, Pinhais e Piraquara, além da ligação com o Centro da Capital através do Terminal Guadalupe. Também haverá melhorias na oferta das ligações alimentadoras dos bairros de São José dos Pinhais.

O projeto foi licitado pela antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que deu lugar à Amep, a qual será responsável pelo acompanhamento da obra.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que o projeto faz parte de uma série de melhorias no transporte metropolitano, que inclui também a construção do Terminal de Piraquara. “O novo terminal de São José dos Pinhais é uma reivindicação de anos, porque o antigo equipamento não comporta mais a demanda de passageiros e as novas conexões de integração que estamos promovendo”, afirmou.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o deputado estadual Alexandre Amaro; os deputados estaduais eleitos Tiago Burer, Samuel Dantas e Fábio Oliveira; além de vereadores da cidade e prefeitos da região.

Agência Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: