Arapongas recebeu, na manhã desta quarta-feira (28), representantes da Fomento Paraná para a apresentação de novidades do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O prefeito Rafael Cita se reuniu em seu gabinete com o diretor de Operações do Setor Público, Claudio Pacheco, e a analista Paula Rodrigues.
Segundo Pacheco, as mudanças buscam tornar os financiamentos mais acessíveis aos municípios. “A Fomento Paraná conseguiu fazer uma alteração na taxa do indexador dos financiamentos. Então, praticamente, os recursos que os municípios pegavam em dezembro eram 50% mais caros do que pegam hoje”, detalha.
O diretor reforçou o impacto da medida: “Nós conseguimos diminuir pela metade os valores dos indexadores, as taxas de juros dos financiamentos para os municípios”, pontua. “Estamos divulgando essas novas informações aos prefeitos. Trata-se de um instrumento que o prefeito vai ter para poder executar as obras no município, ter mais uma opção de buscar recursos com valores bem mais baixos do que eram praticados até o mês passado”, comenta.
Para o prefeito Rafael Cita, conhecer as condições oferecidas é fundamental para o planejamento local. “Importante ter conhecimento de todas as possibilidades que o município tem à disposição, por meio de financiamentos como este, viabilizado por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Paraná (SECID). É uma possibilidade que podemos avaliar para utilizar futuramente”, afirma.
Redução no custo do crédito municipal
A visita reforçou o foco da Fomento Paraná em divulgar as novas condições do SFM diretamente às prefeituras. De acordo com o diretor, a queda dos indexadores e das taxas de juros pode ampliar a capacidade de investimento dos municípios em obras e serviços essenciais.
Demais detalhes sobre valores e condições específicas não foram divulgados.
💬 Grupo do WhatsApp
Fonte: Redação
