Início » Estudantes de Arapongas levam projeto de biodigestor a feira no Ceará
Arapongas

Estudantes de Arapongas levam projeto de biodigestor a feira no Ceará

Compartilhe no WhatsApp

Três estudantes do Colégio Estadual Emílio de Menezes, de Arapongas, representam o Paraná no evento científico Expo Milset Brasil 2025, uma das maiores mostras de ciências do Brasil, que reúne pesquisadores de vários países. O projeto de um biodigestor em pequena escala foi selecionado entre os finalistas do evento, que ocorre em Fortaleza (CE).

Ana Lívia Trombini, Maria Eduarda Carvalho e Maria Vitória Lopes, de 16 anos, estão na capital cearense, onde apresentaram o trabalho a visitantes e demais expositores da feira, que reuniu milhares de pessoas ao longo dos últimos dias. A feira se encerrou na quinta-feira (15).

O projeto que levou as jovens cientistas a Fortaleza é o modelo de um biodigestor em pequena escala – equipamento que transforma resíduos orgânicos agroindustriais em insumos como biogás e biofertilizante. 

“Quando nós olhamos alunas do município de Arapongas em um evento internacional de inovação na educação, nós presenciamos, primeiro, o fato de que não há lugar para se ter êxito. Seja nas grandes capitais, seja em cidades pequenas do interior, podemos atingir nível de excelência na educação”, destaca o secretário municipal de Educação, Lino Batista de Oliveira. “E Arapongas foi contemplada com estas alunas via rede estadual de ensino, também demonstrando o êxito da educação do Paraná e alunas de Arapongas, filhas da nossa cidade, que receberam o investimento na educação pública, fazendo história, produzindo conhecimento e dando resultados”, frisa.

PROJETO
A iniciativa foi desenvolvida durante aulas da área multidisciplinar em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Avançado de Arapongas. As estudantes receberam orientação dos docentes Grazielli Bueno e Tiago Henrique dos Santos, ambos do IFPR. A ideia surgiu da vontade de criar um projeto com foco em sustentabilidade e preservação ambiental. “Decidimos tomar essa iniciativa para melhorar o meio ambiente e a condição de vida urbana, por meio de um equipamento que faz uso da energia limpa”, detalha Maria Vitória Lopes.

As primeiras etapas consistiram em pesquisa bibliográfica e desenvolvimento do projeto do equipamento. Na sequência, virão a montagem do protótipo, a fase de testes e uma etapa de validação. O projeto das estudantes prevê um biodigestor equipado com duas bombonas (recipientes específicos para armazenamento de líquidos ou substâncias químicas), utilizadas para alocar matéria orgânica e gases resultantes, que operam por meio de um sistema anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio. Além disso, o equipamento terá filtros para a separação de ácido sulfídrico, potencialmente corrosivo.

“O nosso diferencial são os sensores por meio do sistema embarcado”, detalha Maria Eduarda Carvalho. Os sensores instalados no biodigestor têm a função de medição de informações como volume de gás, temperatura e nível de acidez, por meio do potencial de hidrogênio (pH). O sistema embarcado, ou seja, embutido no biodigestor, permitirá que os dados coletados sejam monitorados em tempo real, aumentando a eficiência do processo.
Assim, resíduos agroindustriais que seriam descartados podem ser reaproveitados para a geração de novos insumos. “Obtendo um fertilizante sustentável para a agricultura, ajudamos também no combate às mudanças climáticas com a redução da emissão de gases de efeito estufa”, exemplificou.
A Secretaria Municipal de Educação de Arapongas teve papel importante no apoio ao projeto e à viagem das estudantes até Fortaleza.

EXPO MILSET BRASIL 2025
As alunas do Colégio Estadual Emílio de Menezes já apresentaram o projeto do biodigestor em eventos como a Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech) e a Feira Mineira de Inovação Científica (Femic) – a última, online.

A classificação para a Expo Milset Brasil 2025, na categoria Engenharias, representou um reconhecimento do trabalho das jovens a nível nacional. “Quando soubemos (da classificação para a feira), foi completamente inexplicável, uma mistura de orgulho com felicidade. O evento é de extrema importância para o nosso futuro tanto para o futuro do projeto”, diz Maria Vitória Lopes.

“Participar da Expo Milset Brasil demonstra que nossos estudantes estão se apropriando da ciência como ferramenta de transformação social. Além disso, coloca nossa escola em destaque nacional, mostrando que a educação pública pode, sim, ser inovadora e de excelência”, acrescentou a diretora do colégio.

A Expo Milset Brasil 2025 é promovida pela Associação Movimento Pela Ciência e Aprendizagem do Brasil (Milset Brasil). A feira promove criatividade, inovação e intercâmbio científico entre jovens de diferentes estados, países e idades – são aceitas inscrições de alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. (Com informações da AEN).

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Dia do Trabalhador

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Cursos Gratuitos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: