Equipe do Tribunal de Contas conclui visita técnica às UBS’s de Arapongas

WhatsApp Image 2025-08-21 at 11_18_45 1
Compartilhe no WhatsApp

Uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), que esteve em Arapongas nesta semana, finalizou as visitas técnicas com o objetivo de conhecer a estrutura disponibilizada pelo município na Saúde, área de Atenção Básica.

Nesta quinta-feira, 21, os integrantes foram recebidos pelo prefeito Rafael Cita e pela vice-prefeita Édina Kümmel, o coordenador Executivo do Plano de Fiscalização (PAF) Saúde, Atenção Básica do TCE/PR, Guilherme Hansen Faraj, e os auditores de Controle Externo Felipe Kafrouni, Luiz Henrique Luersen Junior e Othavio Augusto Rodrigues, juntamente com os secretários de Controle, Integridade e Transparência Pública, Henrique Garcia Filetti; de Governo, Lucia Golon; e Carlos Eduardo Arruda, da Saúde, e equipe.

Os servidores do TCE/PR percorreram algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e fizeram entrevistas para conhecer melhor como está funcionando a Atenção Básica no município. Com os resultados, o TCE vai elaborar um relatório detalhado com as observações a serem entregues até o fim do ano e o município vai ter prazo para comentar sobre os apontamentos e informar como estão sendo feitos os procedimentos para aperfeiçoar os processos.

BENEFÍCIOS
Segundo o TCE, as visitas, previstas no Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do órgão, têm “caráter operacional, o que significa que, em caso de detecção de problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações”. O objetivo primordial das atividades é a avaliação da gestão da atenção básica à saúde por parte da prefeitura, com foco no monitoramento de taxas de resolutividade e referência para a atenção especializada. 

Com ações como essas, o TCE/PR afirma que é capaz de examinar, de maneira independente, a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

As auditorias ainda contribuem para que o TCE/PR consiga auxiliar os administradores públicos locais na identificação e na resolução dos principais problemas relativos à área auditada, com a apresentação de recomendações de melhorias na gestão pública dos municípios visitados.

Pref. de Arapongas

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!

Instituto Eu Me Amo – Convocação