Em uma manhã marcada por emoção, a Prefeitura de Arapongas inaugurou nesta sexta-feira, 28, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Campinho, que passa a se chamar UBS Campinho Homero Cunha Cintra. A cerimônia reuniu familiares, amigos e autoridades para homenagear uma das lideranças que mobilizou o bairro para tornar a obra realidade.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, destacou a dedicação da equipe e o salto de qualidade no atendimento, lembrando que o serviço antes funcionava em um imóvel pequeno.
“Tendo em vista que eles saíram de uma casa de 50 metros quadrados, onde eles já faziam um trabalho muito bem feito, muito bom, que a população reconhece, e agora, com uma unidade desse tamanho, desse porte, dessas condições, eu tenho absoluta certeza que atenderá muito melhor a população dessa região e que cada dia mais a população pode esperar mais dessa equipe, que é uma das melhores de Arapongas”, exaltou.
💬 Grupo do WhatsApp
Houve uma bênção pelo pastor Josuel.
A viúva, Lourdes Cintra, foi homenageada com flores pela diretora de Saúde, Sandra Onofre, e recebeu das mãos do prefeito Rafael Cita o decreto que oficializa o nome da unidade. Em nome da família, a nora de Homero reforçou o legado do líder comunitário.
“o bem sempre prevalece. Ele plantou essa semente há muito tempo e não sabia quando ia colher o esforço que ele fez aqui para o pessoal aqui do Campinho. E que fique o legado para família, para as próximas gerações o que ele deixou aqui para nós”, pontuou.
O superintendente Sérgio Onofre relembrou a trajetória de Cintra, marcada por trabalho e compromisso com o bairro.
“firme, sempre trabalhando, lutando pelo seu bairro. O seu Homero era um vereador sem ter mandato. Ele defendia o Campinho sem ter mandato, porque ele gostava desse lugar. E aquilo que a nora dele falou: ‘É um legado que fica para o resto da vida’. É um exemplo que fica para os netos, para os bisnetos e um e um exemplo bonito”, ressaltou.
O prefeito Rafael Cita também sublinhou o altruísmo do homenageado e a importância da nova estrutura para a comunidade.
“Exatamente isso. Ele pensava mais no outro do que em si próprio muitas vezes. Ele se doou por essa comunidade. Então, merece essa homenagem. Foi um grande cara, correto, honesto e que ajudava o próximo. Fica eternizado aqui e eu tenho certeza que, lá do céu, ele está olhando muito contente que a comunidade dele, agora, vai ter um atendimento mais adequado. Não por falta de equipe, mas por porque o espaço não totalmente adequado e, ainda assim, sempre elogiada. E agora vocês vão ter um espaço para melhor atender ainda a comunidade e a comunidade vai ter conforto”, finalizou.
Também participaram secretários, servidores municipais, vereadores, o capitão Fabiano de Paula, comandante da 2ª Companhia do Terceiro Batalhão Bombeiro Militar (3ºBBM) de Arapongas; o tenente Cleyton, da 7ª Companhia de Polícia Militar do Paraná (CIPM) de Arapongas, e demais autoridades.
UBS Campinho
Resultado da expansão dos serviços na Atenção Primária, a obra foi construída com recursos do Governo do Paraná e contrapartida do município, totalizando R$ 1.490.000,00. A nova estrutura substitui a unidade anterior, que funcionava em imóvel alugado.
Com 311,05 m², de porte 1, a UBS dispõe de recepção e espera, sanitários, consultórios, salas administrativa, de aplicação de medicamentos, de imunização, de inalação, de curativos/suturas/coleta de material, além de consultório odontológico, copa e espaços para estoque, depósito e desinfecção.
Homero Cunha Cintra
Nascido em 20 de agosto de 1952, em Claraval (MG), Homero mudou-se ainda criança para Pitangueiras, onde conheceu a esposa, Antônia de Lourdes Suanes Cintra. Casaram-se em 14 de outubro de 1971 e tiveram três filhos e três netos. Em 1983, chegou a Arapongas e, a partir de 1999, fixou residência no Bairro Campinho.
Líder respeitado, atuou na igreja, integrou e presidiu associações de pais e moradores, e exerceu funções na diretoria da Associação do Campinho como 2º tesoureiro e secretário. Trabalhou como motorista na Big Frango e no Laticínios Volpato.
Como liderança no Campinho, foi peça-chave em conquistas como a legalização de áreas do bairro e na doação de terrenos à Prefeitura, o que possibilitou a implantação da nova UBS. Sua história é sinônimo de comprometimento, altruísmo e amor à comunidade, um legado que inspira as próximas gerações.
Fonte: Redação