Arapongas

ELEIÇÕES 2020: Manobra da oposição pode dar vitória ainda maior para Sérgio Onofre

Compartilhe no WhatsApp

30

Um clima de surpresa e revolta tomou conta de muitas pessoas nesta semana em Arapongas. A exemplo do que aconteceu na eleição passada, mais uma vez os adversários estão tentando vencer a eleição recorrendo a medidas judiciais para tirar o prefeito da disputa. É o que se chama, popularmente, de tentar “ganhar no tapetão”. Desta vez, a inciativa partiu do MDB, baseando-se no pagamento de sessões extraordinárias aos vereadores quando Sérgio Onofre ainda era presidente da Câmara. Em resumo, a mesma alegação dos adversários na eleição passada, quando Sérgio conseguiu uma liminar na Justiça, disputou, ganhou a eleição, tomou posse e cumpriu regularmente o seu mandato.
Procurado pela nossa reportagem, o prefeito se mostrou muito tranquilo e confiante. “Eu vou continuar trabalhando normalmente, seja no gabinete, atendendo quem me procura, seja na campanha. Na minha opinião, a eleição devia ser decidida no voto porque é através dele que a população decide quem ela quer conduzindo o município”, comenta Sérgio Onofre. “Se o povo entender que nosso trabalho correspondeu a suas expectativas e que merecemos seguir por mais quatro anos, vamos acatar e trabalhar redobrado. Se o povo entender de outra forma, vamos acatar com humildade e seguir o nosso caminho”, acrescentou o prefeito.
Para observadores políticos, porém, a manobra contra o registro da candidatura do prefeito poderá ser um tiro no pé da própria oposição. Isso porque a reversão do quadro no TRE ou mesmo no TSE, se necessário, dará um ânimo ainda redobrado para todos os integrantes da coligação, para a militância dos partidos e mesmo para aqueles setores da população que aprovam a maneira como Sérgio Onofre e equipe conduziram os destinos do município nos últimos quatro anos. Em outras palavras, os adversários estão fazendo com que Sérgio tenha que ganhar duas vezes para conseguir um novo mandato: uma na Justiça, outra na urna. “Ao recorrer à Justiça e tentar ganhar no tapetão, o que a oposição faz? Ela passa a mensagem de que no voto não conseguirá derrotar o prefeito. A população obviamente está atenta”, analisa um dos coordenadores da campanha.
ASSESSORIA JURÍDICA
Já está protocolado o recurso com o qual a Assessoria Jurídica da campanha acredita que garantirá o registro da candidatura do prefeito Sérgio Onofre. Através de nota, os advogados informaram que o próprio juiz eleitoral reconhece expressamente na sua sentença que, das três contas que teriam sido rejeitadas à época em que Sérgio Onofre era presidente da Câmara de Vereadores, em duas foram excluídas quaisquer irregularidades e, na terceira, o próprio Tribunal de Contas já esclareceu que não tem dolo, nem improbidade, nem irregularidade insanável.
“Para que se reconheça a inelegibilidade de alguém por rejeição de contas, a legislação eleitoral exige que haja a combinação entre ato doloso, de improbidade administrativa e irregularidade insanável. O próprio Tribunal de Contas, órgão competente para julgar este assunto, reconheceu expressamente que neste ato não houve nenhuma irregularidade insanável pelo hoje prefeito e que não havia dolo de infringir a lei porque ele cumpriu a legislação que vigia em Arapongas à época de seu mandato na Câmara”, escreveram os advogados.
Portanto, para a Assessoria Jurídica, representada pelos advogados Guilherme Gonçalves e Leandro Rosa, trata-se de sentença que certamente será reformada pelo TRE-PR, inclusive porque existem vários precedentes favoráveis ao prefeito na jurisprudência da Justiça Eleitoral.
Para a Assessoria Jurídica, não há sentido em pensar que um prefeito que é candidato à reeleição, com uma gestão aprovada por mais de 80% da população de Arapongas, seja, na sua candidatura à reeleição, impedido de disputar por um fato que aconteceu há mais de 12 anos.
“Tanto a Assessoria Jurídica quanta a Coligação reafirmam a confiança na Justiça, que a lógica e a democracia vão prevalecer e que a candidatura de Sérgio Onofre seguirá em frente para ser amplamente vitoriosa nas urnas no dia 15 de novembro”, finalizam os advogados Guilherme Gonçalves Dr. Leandro Rosa.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: