Arapongas Notícias Geral

É possível malhar em casa? Veja os benefícios para seu dia a dia!

Compartilhe no WhatsApp

á pensou que a sua casa também pode ser a sua academia? Em tempos de ficar em casa (por escolha ou forçado), não deixe o autocuidado de lado. Confira os benefícios de manter uma rotina de treinos e como malhar em casa!

Nos últimos dias, o mundo conheceu uma nova realidade: a de ficar somente em casa. Quem já era adepto do home office, não sentiu tanta diferença no dia a dia, mas para a maior parte da população foi um grande baque. Além de não poder sair para trabalhar, as atividades de lazer também entraram na pausa. E a vida fitness? Como fica? A opção é malhar em casa mesmo!

Se você ainda não sabe como malhar em casa, este texto é para você. Se você não é adepto da vida fitness, não se preocupe, porque este texto também é para você! Vamos ensinar como ter uma rotina de exercícios em casa e mostrar quais os benefícios dela. Você vai ver que os treinos servem para muita coisa além de deixar o corpo bonito.

Dá para malhar em casa?

O primeiro ponto que precisamos deixar bem claro é que você não precisa de uma academia para treinar. Ela tem seus benefícios, como conhecer gente nova e fazer amizades, mas isso não pode ser uma desculpa para se entregar ao sedentarismo. É possível sim malhar em casa e ter hábitos mais saudáveis.

Existem aplicativos específicos para quem quer malhar em casa, que oferecem as mais diversas modalidades: treinamento funcional, aulas de dança, yoga e até mesmo crossfit! Alguns deles são pagos, mas a maioria deles são gratuitos.

Ainda existem as opções de consultorias com personal trainers. Por valores acessíveis você pode ter um personal para chamar de seu. O profissional monta um treino individualizado, pensando nas suas possibilidades. Mesmo sem nenhum equipamento em casa é possível suar a camisa e aproveitar os benefícios de se exercitar.

Além disso, é possível encontrar algumas dicas de treinos nas redes sociais. Se você usa a desculpa de não ter nenhum equipamento, saiba que ela não cola mais. Principalmente no período da quarentena, os profissionais estão se reinventando e dando aulas em lives diárias e posts. Se você procurar #quarentreino e #treinoemcasa no Instagram vai encontrar um acervo de exercícios. Você pode usar itens que tem em casa, como cadeira, o sofá, cabo de vassoura e panos de chão para incrementar o seu treino.

Quais os benefícios da atividade física?

Como foi comentado na introdução, fazer exercícios vai além da estética e querer um corpo bonito. Nós já sabemos que ele ajuda a emagrecer, ganhar músculos e definir, mas isso não é o mais importante. Confira outros benefícios para começar a malhar ainda hoje.

Aumenta a força muscular

Você sabia que a principal causa entre quedas em idosos e a redução da independência deles é a falta de força muscular? Para ter um envelhecimento saudável, é preciso garantir músculos fortes.

Para os mais jovens e despreocupados com a velhice, a força também faz falta. Ela é necessária em vários momentos da vida diária, como subir escadas, carregar as compras do supermercado e andar mais rápido. Para quem trabalha sentado, ter força auxilia a manter a postura adequada por mais tempo e evita dores, principalmente na coluna.

Auxilia na prevenção e controle de doenças crônicas

As doenças crônicas são um grande problema na nossa sociedade. Elas se caracterizam por não ter uma cura definitiva, mas um tratamento que deve ser seguido à risca. Sem o tratamento e cuidados adequados, podem sim se tornar um grande problema.

Felizmente, elas são doenças tratáveis e preveníveis com a adoção de boas práticas de estilo de vida, como praticar atividades físicas, comer bem, parar de fumar e beber. As mais comuns são diabetes, hipertensão, o colesterol elevado, síndrome metabólica, entre outras.

Muitas vezes, ficam silenciosas por muito tempo e a pessoa nem sabe que está doente. Ela só vai perceber quando consequências mais graves e irreversíveis aparecem. Apesar disso, podem colocar sua integridade física ou sua vida em risco imediatamente.

A pandemia de coronavírus nos mostra justamente isso. Entre os grupos mais vulneráveis, estão os hipertensos e os diabéticos. Esses problemas podem ficar escondidos por anos se a pessoa não vai ao médico e não cultiva hábitos saudáveis. Quem está acima do peso, especialmente, tem de ficar de olho.

Então, se a infecção pelo coronavírus atingir você, poderá ser mais grave. Então, o segredo aqui é prevenção e tratamento adequado. Sabe uma das medidas mais eficientes nesse sentido?

A prática regular de atividade física. Ela auxilia no controle das doenças. Em alguns casos até reduzindo a dosagem dos remédios — claro que com o acompanhamento e orientação médica! Ela também entra na prevenção delas, já que o sedentarismo e o sobrepeso são fatores de risco em comum a grande parte das doenças crônicas.

Melhora a resposta do seu corpo às infecções pulmonares

Quer mais um incentivo? A prática de atividades físicas pode ser um fator importante para evitar as consequências mais graves do coronavírus e de outros problemas e infecções respiratórias. Afinal, ela melhora sua reserva cardiorrespiratória. Seu pulmão, seu coração e todo o organismo terá mais capacidade de oxigenar o sangue de forma sustentada. Além disso, a musculatura respiratória fica fortalecida.

Assim, diante de uma condição que reduz sua capacidade pulmonar, você terá uma reserva maior e mais condições de se recuperar. Isso reduz as chances de necessitar de ventilação mecânica, por exemplo. No entanto, se você já estiver com sintomas de gripe, a recomendação é o repouso absoluto para que seu corpo gaste toda a energia com o combate à doença.

Melhora a saúde mental

Você já deve ter ouvido falar que o número de casos de depressão e ansiedade aumentam a cada. O isolamento social pode agravar a situação. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e ocupa o segundo lugar entre as Américas de pessoas com depressão. Os dados são do relatório da OMS relativo ao ano de 2018.

O exercício físico é um aliado da saúde mental, pois ele reduz os níveis de estresse, libera hormônios de prazer e relaxamento e aumenta a sensação de bem-estar. Na hora você pode até achar que vai morrer e que não devia ter começado, mas a sensação de dever cumprido após o treino é impagável.

Além disso, malhar auxilia a melhorar a autoestima, seja pela melhora na aparência, seja pela superação de um desafio ou superar os próprios limites. Então, é ideal para que está precisando de um reforço nas estratégias para evitar a angústia do isolamento.

Como ter uma rotina saudável?

Agora que você já sabe que pode treinar no conforto de casa e os benefícios que isso traz, resta saber como encaixar isso na rotina.

A primeira coisa é encontrar um horário para isso e deixar marcado na agenda, igual um compromisso de trabalho. Pode ser logo ao acordar, no meio do dia ou a noite: o importante é cumprir! Pode ser trinta minutos todo dia ou uma hora três vezes por semana. O importante é encontrar uma frequência e duração que se adeque na rotina.

Para quem é freelancer e não precisa cumprir um horário rígido, pode usar o momento de treino como um respiro entre trabalhos. Isso ajuda a clarear as ideias, voltar ao foco e concentração e até mesmo melhorar sua produtividade.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: