Dr. Odarlone toma posse como vereador em Apucarana

Dr. Odarlone toma posse como vereador em Apucarana
Compartilhe no WhatsApp

Em razão de uma retotalização dos votos, Odarlone Santos de Souza Orente (PT) garantiu o quociente necessário para ocupar uma cadeira no Legislativo.

Tomou posse como vereador de Apucarana (PR), nesta sexta-feira (25), o médico Odarlone Santos de Souza Orente (PT). O petista assumiu o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral no último dia 14. 

A oficialização da posse parlamentar aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos demais vereadores, do prefeito Rodolfo Mota (União) e de várias outras autoridades e da família de Odarlone. Além disso, várias lideranças do PT estiveram na solenidade, dentre elas o deputado estadual Arilson Chiorato, a deputada federal Lenir de Assis e o ex-deputado federal André Vargas.

Dr. Odarlone fez 2.407 votos e foi o mais votado em outubro de 2024, mas não assumiu porque não atingiu o quociente eleitoral necessário no primeiro momento. Agora, com a retotalização, ele passa a ocupar uma cadeira no Legislativo. “A eleição ficou lá trás e agora é construir aqui na Câmara Municipal a representatividade de todas as comunidades, de todos os segmentos sociais, dos movimentos sociais. Quero também fazer o debate propositivo de políticas públicas para a cidade, este é o meu compromisso a partir de agora”, declarou o petista.

Ainda segundo ele, o sentimento é de reparação de uma injustiça. “A partir de agora, nós vamos retomar o tempo perdido para fazer o bem para as pessoas da cidade de Apucarana”, completou o vereador.

O presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli (MDB), deu às boas-vindas ao novo vereador. “Odarlone, faça um grande trabalho. Tenho certeza que você assim o fará. Nós temos uma amizade de bastante tempo, conversando, debatendo, mas sempre discutindo em prol da nossa cidade”, disse ele.

Arilson Chiorato (PT) afirmou que Odarlone é uma pessoa muito preparada e fará um grande trabalho no Legislativo. “Ele é capacitado, estudado, tem tato político, conhece a cidade, fará a grande diferença e vai honrar o nosso Partido dos Trabalhadores aqui”, comentou.

Retotalização

A retotalização foi coordenada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e pela chefe do cartório eleitoral, Andrea Silva Milanin. O procedimento ocorreu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que manteve a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de Apucarana em 2024.

A Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na disputa e cassou os votos da chapa do partido. Com a retotalização dos votos sem o Podemos, Odarlone garantiu quociente eleitoral necessário para assumir uma das vagas, enquanto Vilas Boas ficará agora na suplência.

Informações: TNOnline

Foto por Louan Brasileiro

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo