Em razão de uma retotalização dos votos, Odarlone Santos de Souza Orente (PT) garantiu o quociente necessário para ocupar uma cadeira no Legislativo.
Tomou posse como vereador de Apucarana (PR), nesta sexta-feira (25), o médico Odarlone Santos de Souza Orente (PT). O petista assumiu o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral no último dia 14.
A oficialização da posse parlamentar aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos demais vereadores, do prefeito Rodolfo Mota (União) e de várias outras autoridades e da família de Odarlone. Além disso, várias lideranças do PT estiveram na solenidade, dentre elas o deputado estadual Arilson Chiorato, a deputada federal Lenir de Assis e o ex-deputado federal André Vargas.
Dr. Odarlone fez 2.407 votos e foi o mais votado em outubro de 2024, mas não assumiu porque não atingiu o quociente eleitoral necessário no primeiro momento. Agora, com a retotalização, ele passa a ocupar uma cadeira no Legislativo. “A eleição ficou lá trás e agora é construir aqui na Câmara Municipal a representatividade de todas as comunidades, de todos os segmentos sociais, dos movimentos sociais. Quero também fazer o debate propositivo de políticas públicas para a cidade, este é o meu compromisso a partir de agora”, declarou o petista.
Ainda segundo ele, o sentimento é de reparação de uma injustiça. “A partir de agora, nós vamos retomar o tempo perdido para fazer o bem para as pessoas da cidade de Apucarana”, completou o vereador.
O presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli (MDB), deu às boas-vindas ao novo vereador. “Odarlone, faça um grande trabalho. Tenho certeza que você assim o fará. Nós temos uma amizade de bastante tempo, conversando, debatendo, mas sempre discutindo em prol da nossa cidade”, disse ele.
Arilson Chiorato (PT) afirmou que Odarlone é uma pessoa muito preparada e fará um grande trabalho no Legislativo. “Ele é capacitado, estudado, tem tato político, conhece a cidade, fará a grande diferença e vai honrar o nosso Partido dos Trabalhadores aqui”, comentou.
Retotalização
A retotalização foi coordenada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e pela chefe do cartório eleitoral, Andrea Silva Milanin. O procedimento ocorreu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que manteve a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de Apucarana em 2024.
A Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na disputa e cassou os votos da chapa do partido. Com a retotalização dos votos sem o Podemos, Odarlone garantiu quociente eleitoral necessário para assumir uma das vagas, enquanto Vilas Boas ficará agora na suplência.
Informações: TNOnline
Foto por Louan Brasileiro