A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos (SECLE), estreia nesta sexta-feira, 05, o documentário “Esquadrão Araponguense”, que resgata a história do lendário time de basquete da década de 1970. Serão duas sessões gratuitas, às 19h30 e 20h45, no auditório do Colégio Estadual Cívico Militar Marquês de Caravelas.
De acordo com o idealizador e produtor Cleberson Poliseli, a obra levou mais de um ano entre pesquisas, gravações, edição e finalização. “O basquete de Arapongas foi apelidado de ‘Esquadrão Araponguense – time dos sonhos do basquetebol paranaense’, e conta algumas das conquistas que a equipe conquistou, que foram muitas: Foram oito títulos de jogos Abertos (JAPs) e 12 Campeonatos Estaduais e, por três vezes, Arapongas representou o estado na Taça Brasil da modalidade, que era o Campeonato Brasileiro da época. Em 1975, chegaram a jogar contra a Seleção Brasileira”, recorda Poliseli.
O produtor também explica a motivação do projeto: “Há muitos anos eu queria produzir um documentário. Eu já participei de outros, mas na captação, e captação e edição. Em conversas, procurando algum assunto, mais de uma pessoa comentou sobre o a história do basquetebol de Arapongas. Foi aí que começou e, em 2023, eu comecei uma pesquisa de quem poderia estar falando sobre o assunto, do que aconteceu mesmo, quais épocas, quais anos foram destaque”. Poliseli contou com o apoio do filho Michael em algumas gravações de depoimentos.
A produção foi viabilizada com recursos da Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria entre União, Estados, Distrito Federal, Municípios e a sociedade civil, com foco na diversidade, democratização e universalização do acesso à cultura no Brasil.
SERVIÇO — Estreia do documentário ‘Esquadrão Araponguense – time dos sonhos do basquetebol paranaense’
Quando: sexta-feira, 05
Onde: Auditório do Colégio Estadual Cívico Militar Marquês de Caravelas — Rua Uirapuru, nº 295, Centro
Sessões: 19h30 e 20h45
Ingresso: gratuito
Reserva de lugares (122 vagas por sessão): enviar mensagem no Instagram neste link
Online: após o dia 6 de dezembro, disponível no YouTube
Fonte: Redação
