Apucarana

Diocese de Apucarana aguarda designação de novo bispo há quase seis meses

Compartilhe no WhatsApp

Com a ida do bispo Dom Celso Antônio Marchiori para São José dos Pinhais em fevereiro deste ano, a Diocese de Apucarana está sem bispo há quase seis e não há previsão para a nomeação de um substituto.

O monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, esclarece que quando uma diocese está sem bispo há duas opções para se preencher a vaga. Uma é a transferência de um titular de outra diocese e a outra é a ordenação de um novo bispo. Porém, a nomeação do novo representante é um processo complexo e sigiloso. “Não temos ideia de quanto tempo vai levar a escolha deste novo representante, que por sinal, é de extrema importância. Além disso, a escolha é um segredo pontifício, ou seja, ninguém sabe quem são os indicados”, detalha o Carrara.

Monsenhor diz que estando vaga a função do bispo da diocese, a Nunciatura Apostólica, uma espécie de embaixada do Vaticano no Brasil, localizada em Brasília, envia uma carta confidencial a padres, bispos e até leigos solicitando indicações. “Ao final serão três nomes indicados e encaminhados para a Congregação dos Bispos, no Vaticano. Este grupo escolhe um nome, que é levado ao papa”, reforça. Se o pontífice estiver de acordo, segundo o monsenhor, ele assinará a nomeação. No entanto, antes de ser escolhido, o indicado irá passar por uma criteriosa análise.

A Nunciatura Apostólicanão deu maiores detalhes sobre o processo de escolha do novo bispo de Apucarana por conta do segredo do processo. O órgão informou apenas que o indicado não deve ser conhecido antes de outubro.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: