Apucarana

Dia Nacional dos Surdos é marcado por atividades na rede municipal de educação de Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

O Dia Nacional do Surdo é celebrado anualmente em 26 de setembro. Em alusão à data, os 23 CMEIs e 35 escolas da rede municipal de Apucarana desenvolveram, hoje, junto aos seus estudantes, atividades de reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Segundo a secretária Marli Fernandes, atualmente dez crianças surdas estão matriculadas na rede municipal de educação apucaranense. “Elas recebem apoio pedagógico especializado por meio do nosso Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), dispõem de intérpretes nas classes regulares e ainda frequentam uma sala de recursos multifuncionais no período do contraturno. Tudo isso com o objetivo de garantir que aprendam e se desenvolvam adequadamente,” detalhou.

Além disso, a Autarquia Municipal de Educação implantou este ano o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas suas escolas, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando tanto os estudantes surdos com os ouvintes. “Deste modo, as crianças surdas podem se comunicar e brincar com os seus colegas, ampliando a inclusão delas no ambiente escolar,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

Para que o ensino de Libras pudesse ser implantado, a Autarquia Municipal de Educação precisou investir na formação dos docentes. “Desde 2015, nós mantemos uma parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da qual ofertamos aos nossos professores cursos, em nível básico e intermediário, da Língua Brasileira de Sinais,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

DIA NACIONAL DO SURDO 2 DIA NACIONAL DO SURDO 3

DIA NACIONAL DO SURDO 4
DIA NACIONAL DO SURDO 5
DIA NACIONAL DO SURDO 7
DIA NACIONAL DO SURDO 8 DIA NACIONAL DO SURDO 9 DIA NACIONAL DO SURDO 9 DIA NACIONAL DO SURDO 9 DIA NACIONAL DO SURDO 10 DIA NACIONAL DO SURDO 11

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: