Apucarana

Dia D de prevenção do câncer bucal realiza 50 atendimentos

Compartilhe no WhatsApp

O Dia D de prevenção do câncer bucal, realizado no último sábado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, entre 8 e 12 horas, resultou em 50 atendimentos, quatro dos quais foram submetidos à biópsia no mesmo local. Ação, que fez parte da Campanha Agosto Azul, levou atendimento aos homens no Centro de Especialidades Odontológicas, mas também foi aberta às mulheres que buscaram a exame naquele dia.

Morador do distrito de Correia de Freitas, Otávio Beletato, 79 anos, realizou o exame preocupado com uma “machinha” que apareceu no seu lábio. “Isso estava me preocupando e esse atendimento hoje, num sábado, era tudo que eu precisava para cuidar dessa mancha. Ação como essa ajuda muito a população e estou muito satisfeito”, afirma Beletato.

Também com um pequeno ferimento no lábio, Antônio Vieira dos Santos, 46 anos, morador do Jardim Novo Horizonte, disse que não havia procurado um dentista antes porque estava com um pouco de receio. “Esse atendimento hoje me ajudou a tomar a decisão, é um estímulo para população cuidar da saúde”, opina Santos.

Coordenador do Departamento de Odontologia da AMS, o dentista César Verona, lembra que a intensificação de prevenção e diagnóstico do câncer bucal está ocorrendo durante a Campanha Agosto Azul, mas o atendimento voltado a uma avaliação da saúde bucal acontece de forma permanente durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas, onde são avaliados por um especialista em lesões buscais e, se necessário, realizar biópsia.

De acordo com estatísticas da AMS o número de câncer de boca cresceu em Apucarana nos últimos anos. Em 2015 foram diagnosticados 3 casos; em 2016, 4 casos; em 2017, 7 casos; e até julho deste ano são 6 casos. Entre os pacientes de 2017, 4 foram a óbitos, e entre os de 2018, são 2 óbitos.

O principal grupo de risco são homens acima de 40 anos que fumam ou fazem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A exposição ao sol sem proteção também é considerado um fator de risco para o câncer de boca.

Primeiros sinais que podem indicar câncer bucal:

Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: