Início » Deputado Bazana participa de reunião com ministro Dias Toffoli em defesa das escolas especializadas do Paraná
Paraná em Notícias Pedro Paulo Bazana

Deputado Bazana participa de reunião com ministro Dias Toffoli em defesa das escolas especializadas do Paraná

Compartilhe no WhatsApp

Ministro é relator da ADI 7796 que questiona leis estaduais de apoio às instituições no estado.

Em agenda oficial em Brasília, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796 — que questiona leis estaduais que garantem apoio às escolas especializadas do Paraná, como APAEs e coirmãs.

O encontro teve duração de aproximadamente uma hora e contou com a presença de uma comitiva paranaense composta por autoridades e representantes da causa da pessoa com deficiência.

Além de Bazana, integraram a delegação o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; o presidente da Feapaes-PR, Alexandre Botareli; a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Estadual de Educação, Maíra de Oliveira; o procurador da Alep, Fernando Maciel; o procurador do Estado, Luciano Borges; o secretário estadual da Família, Rogério Carboni; e o secretário estadual da Justiça, Santin Roveda.

Durante a reunião, os representantes apresentaram ao ministro argumentos jurídicos, sociais e educacionais em defesa da manutenção das leis que amparam o modelo especializado de educação, previsto na Constituição Federal e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Apesar de não ter emitido uma resposta direta sobre o mérito da ação, o ministro Dias Toffoli ouviu atentamente todas as manifestações. A comitiva retornou otimista, com a sensação de que o diálogo aberto pode contribuir para um desfecho justo, que respeite o direito das famílias que dependem dessas instituições.

“Defendemos o direito de escolha das famílias e o trabalho sério das instituições que acolhem e promovem a verdadeira inclusão. A ADI 7796 ameaça esse direito. Viemos a Brasília para mostrar que o Paraná está unido na defesa das escolas especializadas”, afirmou Bazana, que é membro titular da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa do Paraná.

O Paraná conta com 400 escolas especializadas que atendem mais de 40 mil alunos em todo o estado, oferecendo ensino com estrutura adequada, equipes multiprofissionais e foco na autonomia e inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Essas entidades, que prestam um serviço essencial a milhares de famílias, podem ter seu funcionamento comprometido caso a ação seja julgada procedente.

A mobilização em defesa do modelo especializado é, portanto, uma defesa ampla do direito à educação inclusiva, acessível e de qualidade para todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Cursos Gratuitos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: