Arapongas vai celebrar os seis anos de atuação da Delegacia da Mulher com uma solenidade na próxima terça-feira, 25, às 10h00. O evento, aberto à população, também marcará a abertura oficial da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres”, em iniciativa conjunta da Prefeitura — por meio da SEMUPE e da SESTRAN — e da Delegacia da Mulher.
O encontro será na própria Delegacia da Mulher de Arapongas, na Rua Beija-Flor, nº 273, Centro. A proposta é reconhecer o trabalho desenvolvido no município e reforçar o engajamento comunitário no enfrentamento às violências de gênero.
Delegacia da Mulher: seis anos de história
Em 07 de novembro de 2019, a Prefeitura formalizou a cessão do imóvel onde passou a funcionar a Delegacia da Mulher. À época, a equipe era liderada pela delegada titular Thaís Orlandini Pereira. Em março de 2020, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto que criou oficialmente a unidade, a 21ª do Estado.
Desde então, a Delegacia atende vítimas de violência doméstica e familiar, e aquelas exclusivamente de gênero, além de crimes contra a liberdade sexual e infrações previstas na Lei Maria Penha. Também é responsável pela distribuição e cadastro dos botões do pânico. Atualmente, a delegada chefe é Camila Costa.
16 Dias de Ativismo: mobilização global
De acordo com o site da ONU Mulheres Brasil, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” começam em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e seguem até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A campanha foi iniciada em 1991 por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres e é coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. A iniciativa mobiliza indivíduos e organizações no mundo todo para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.
Serviço
Solenidade em comemoração aos seis anos de instalação da Delegacia da Mulher
Abertura oficial da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres”
Local: Delegacia da Mulher de Arapongas (Rua Beija-Flor, nº 273, Centro)
Horário: 10h00
Fonte: Redação
