Apucarana Geral

Curso ensina criação de abelhas nativas com fins comerciais e para hobby

Compartilhe no WhatsApp

Fazendo parte do Programa de Meliponicultura, teve início nesta segunda segunda-feira (26/10) o 6º  curso de criação de abelhas sem ferrão, sendo o primeiro aberto tanto para interessados com fins comerciais como para hobby.  O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Associação de Meliponicultura de Apucarana (Aamelipo) e o Instituto Saúde Natural. Atualmente, já existem 49 produtores formados em Apucarana e o novo treinamento, que acontecerá a cada 15 dias, busca ampliar o número de criadores de abelhas nativas no Município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, o curso terá duração de 40 horas/aula, sendo 30 horas teóricas e outras 10 horas práticas. “A continuidade da formação de produtores é uma das metas do programa de meliponicultura, lançado oficialmente no final de setembro”, frisa Fonseca.

Outro viés do programa é buscar a preservação das abelhas nativas, muitas das quais estão em extinção. “Por isso abrimos o curso também para aquelas pessoas que buscam fazer da atividade um entretenimento, uma forma de lazer, o que acaba contribuindo para a preservação das espécies”, salienta Fonseca.

Conforme o secretário, o programa de Meliponicultura prevê ainda várias ações, como a implantação de um meliponário solidário e estudantil, além de um trabalho chamado de colmeia urbana que visa popularizar o conhecimento do cultivo da abelha sem ferrão. Também está prevista a implantação da Casa do Mel, um espaço coletivo destinado ao processamento e certificação do produto para a comercialização.

A aula inaugural do primeiro curso aberto foi ministrada por Maurício Gregório da Silva, presidente da Aamelipo e membro da Câmara Técnica de Meliponicultura do Paraná. “Na primeira aula abordamos a captura de novos enxames, a partir da divisão e transferência de colônias”, afirma Gregório, informando que cada enxame gera de duas a três novas colônias por ano.

Conforme Maurício Gregório, as aulas teóricas do curso acontecerão no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, enquanto as aulas práticas vão ocorrer na sede da Aamelipo, localizada na Rua Osvaldo Cruz, número 120, e em propriedades rurais. Conforme Maurício Gregório, existem cerca de 350 espécies de abelhas sem ferrão catalogadas no Brasil. “Em Apucarana, são encontradas principalmente a jataí, tubuna, mandaçaia e mandaguari”, cita, lembrando que as abelhas nativas não geram riscos à saúde das pessoas e que atividade pode ser desenvolvida por todos os membros da família, inclusive crianças.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: